Como usar o Natal para faturar mais o ano todo?

Vidraçarias podem se preparar e incluir vendas de produtos de balcão nesta e em outras datas comemorativas

Reencontro. Essa deve ser a palavra de ordem para as celebrações desse fim de ano. Depois de longos meses de pandemia, o avanço na vacinação tem permitido que muitas famílias e amigos voltem a se encontrar – fato que aumenta ainda mais as expectativas para as reformas de final de ano e para as vendas do varejo para o Natal. O segredo do sucesso está em aproveitar a data para faturar ao longo de todo o próximo ano, incluindo nas vidraçarias, inclusive, produtos que o cliente possa comprar no balcão e levar para instalar ele mesmo em sua casa, tais como espelhos com molduras, caixas de jóias feitas com vidros ou espelhos colados, cachepôs feitos de vidro, porta-copos com vidros coloridos e outros.

Algumas vidraçarias rejeitam a ideia de terem tais produtos de varejo em suas lojas, por entenderem que este período de final de ano já impõe um ritmo mais acelerado de trabalho, por conta das pessoas que querem ter a casa em ordem para os reencontros. Entretanto, é importante avaliar todas as possibilidades e, mesmo que não seja possível desta vez, implantar essa prática aos poucos para não desperdiçar oportunidades.

Possibilidades perdidas

Segundo uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, cerca de 77% dos consumidores pretendem presentear esse ano, retomando ao patamar pré-pandemia. Isso significa que 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras, injetando cerca de R$ 68,4 bilhões na economia. Cada consumidor pretende comprar até cinco presentes e o ticket médio (ou consumo por cada pessoa) será de R$ 122,78.

Com tanta gente indo às compras, é fundamental que o varejo se prepare para aproveitar melhor as oportunidades. É importante fazer um bom planejamento e estabelecer as metas de quanto se pretende vender, incluindo estratégias para atrair o público, depois de tanto tempo longe do comércio.

Como atuar no varejo

Marcos Guerra, superintendente de Receita e Marketing na Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel. Passa algumas regras para  aumentar o nível de confiança dos consumidores potenciais. Ele afirma que é imprescindível que as lojas apostem nos protocolos contra a Covid-19. O uso de máscaras e álcool em gel continuam valendo e os cuidados não devem ser menosprezados. Para suavizar o clima de tensão, vale a pena apostar na decoração natalina. Essa é uma estratégia muito importante para ajudar no resgate dos sentimentos de paz, harmonia e união que a data sempre inspira, especialmente nos períodos otimistas da história.

Mas as ações não devem parar por aí. Como boa parte dessas compras são destinadas aos presentes, é preciso investir em uma boa embalagem, capaz de encher os olhos tanto de quem presenteia quanto de quem é presenteado. E, quem compra o presente, também merece um mimo. Um agrado simbólico, como um simples calendário, pode ser o suficiente para encantar o consumidor e ainda marcar a visibilidade da empresa ao longo de todo o ano.

Inclusive, vale a pena apostar também nos sorteios. Os brindes podem ser desde um vale-presente, uma massagem, até um box instalado. Além de elevar o ticket médio das compras, fazendo com que o consumidor se sinta estimulado a gastar mais para receber cupons do sorteio, esse tipo de ação é imprescindível para captar os dados do cliente, que podem representar uma grande oportunidade para mantê-lo sempre por perto.

Ao colher esses dados corretamente, respeitando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, as empresas devem apostar nas ações de marketing. É possível enviar promoções especiais por e-mail, SMS ou até mesmo uma ligação no dia do aniversário do cliente. Esse tipo de iniciativa ajuda a criar fidelidade e gerar vendas em todas as datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, entre outras.

Criando as estratégias certas, com uma boa dose de criatividade, o vidraceiro atuando no varejo conseguirá criar um Natal marcado pelo recomeço. As comemorações ainda demandam cuidados especiais, mas certamente o clima de festa estará muito mais perceptível. Os reencontros serão regados à saudade e um certo alívio pelo sentimento de que o pior já passou. Será hora de agradecer e principalmente planejar dias melhores para o ano que se aproxima.

Leia também: Dez mandamentos para se adquirir vidros com segurança

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