A pandemia irá acabar. E com ela, a mudança dos clientes como as vidraçarias os conhecem
Especialistas em vendas tentam antecipar tendências, analisando quais serão as necessidades e expectativas dos clientes no período pós-Covid 19. Observando o comportamento das pessoas na China e outros países, onde a contaminação já está controlada e as pessoas estão retomando suas rotinas, é possível prever algumas possibilidades, inclusive na comercialização do vidro.
Mais trabalhadores em home office
A primeira delas é que muitos trabalhadores continuaram trabalhando em sistema home office mesmo depois do período de reclusão. E com aprovação de seus chefes.
Isso porque algumas empresas aproveitaram os exemplos de sucesso de alguns trabalhos remotos e reduziram custo com escritórios ou lojas, adotando locais de menor custo e intensificando o atendimento via Internet.
Do presencial para o digital
Executivos de lojas tradicionais como a cafeteria Starbucks, por exemplo, já estudam alterar o perfil da empresa, que era de local de convívio onde os clientes passavam horas, para um sistema que pode ser resumido como: “passar e pegar”. No ramo do vidro isso pode se manifestar na redução da importância dos grandes showrooms das lojas. Será mais importante se destacar bem na Internet que manter tais locais.
No momento pós-pandemia os empresários mais abertos às mudanças terão menos dificuldade de adaptar seu negócio. Embora a construção civil seja uma área ainda bastante engessada, é preciso entender que é hora de se reciclar. Os consumidores com hábitos bem conhecidos antes da pandemia não terão as mesmas preferências quando tudo isso acabar. Será preciso retomar o contato, conhecê-los novamente.
A importância de um marketing digital bem feito fará diferença: o posicionamento digital da marca, em comerciais, site e redes sociais, é o que mais tem atraído clientes na hora de escolher uma loja para comprar produtos ou solicitar orçamentos pela primeira vez. Em uma pesquisa recente sobre o assunto, quando perguntados sobre quais ideias consideravam mais atrativas, mais de 70% dos entrevistados responderam que gostariam de canais de atendimento mais acessíveis, como WhatsApp, redes sociais e sites. Em seguida, aparece a criação de um sistema para acompanhar a entrega dos materiais e a possibilidade de fazer orçamentos e consultorias online.
É claro que o perfil mais conservador, que prefere ir às lojas e escolher os produtos, ainda existirá, mas a tendência é que ele se digitalize cada vez mais.
Valorização das soluções com vidro
Por fim, uma boa notícia para o setor do vidro: estima-se que o tempo de permanência das pessoas em casa pode resultar em uma retomada acelerada do vidro após as taxas de contágio baixarem. Isso porque pessoas estão tendo muito tempo para desfrutarem do conforto ou sentirem a falta do material em suas residências. Portanto, o momento atual é das empresas do vidro divulgarem soluções que os reclusos poderiam estar utilizando, mesmo que não resultem em venda imediata.
Só para relembrar, aplicado em residências e escritórios o vidro é capaz de: barrar o som; barrar calor solar; barrar o vento; barrar raios UV que causam descoloração de tecidos e madeiras; aproveitar a luz natural; refletir e ampliar ambientes; permitir visão do exterior; proteger móveis, proteger paredes; dividir ambientes; decorar e muito mais!
Leia também: Como prospectar e manter clientes em época de isolamento social
Sobre a A2 Vidros
Se você é construtor, especificador ou vidraceiro e está em busca de bons fornecedores, conheça a A2 Vidros.
A empresa processa e distribui vidros de alta qualidade e possui fornos próprios para temperar e laminar o vidro, sempre atenta às normas do segmento e com estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes. Certificados pelo Inmetro, todos os vidros que saem das duas unidades da A2 Vidros passam por um rigoroso controle de qualidade.
Os profissionais ligados ao vidro podem ainda contar com o apoio da equipe da A2 Vidros que está apta e capacitada a indicar o vidro mis adequado em termos de resistência, espessura e desempenho para seu projeto, sempre conforme as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Somando décadas de experiência no mercado vidreiro, a A2 Vidros tem sempre um vidro ideal para projetos de construção civil, arquitetura, design, divisórias e mobiliário.
Para saber mais sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.