Como fixar espelhos em paredes!

Qual é a melhor técnica para fixar espelhos? Colar, utilizar moldura ou acessórios?

À princípio, fixar espelhos em paredes pode parecer uma tarefa simples, e realmente é, desde que o produto se resuma a uma pequena peça emoldurada e com suporte já preparado para ser pendurado em um prego na parede. A dificuldade surge quando falamos de peças maiores e, consequentemente, mais pesadas. Especialmente, as que devem ser instaladas com estes níveis adicionais de dificuldade:

  • Ambientes úmidos;
  • Ausência de molduras, seja em espaços delimitados ou justos;
  • Locais com grande número de pessoas;
  • Paredes com pintura descascando;
  • Paredes antigas se desfazendo;
  • Divisórias de madeira ou gesso acartonado.

Competência do vidraceiro

Em todos esses casos, o trabalho de avaliar a situação e aplicar a melhor técnica é de competência de um vidraceiro, que possui alças dotadas de ventosas que auxiliam na tarefa de erguer peças grandes e que oferecem risco de quebra.

Em locais secos ou em substratos (parede ou divisória) secos, é possível fazer a instalação com furação nos quatro cantos do vidro e aplicação de botões de acabamento ou prolongadores. Sem a furação, essa aplicação pode ser feita pelos botões franceses, também chamados de finessons, desde que haja espaço livre ao redor do vidro.

O uso de botão francês limita a espessura do vidro em 6 mm, que é a largura do corte na rosca. Também pode provocar trincas em espelhos pesados. Especialmente se tiverem acabamento bisotê, o qual reduz a espessura da borda

Acompanhamento profissional

O vidro, que é componente do espelho, não pode entrar em contato direto com o metal. Por isso, mesmo utilizando parafusos ou botões especiais, é preciso revestir todo metal com material macio e apropriado, tais como cortiça ou plástico.

Os espelhos também podem ser colados com vários tipos de adesivos, até mesmo com fita dupla face que seja especialmente projetada para essa finalidade. As técnicas mencionadas garantem a segurança dos usuários, pois o espelho fica mais resistente a pancadas e mesmo que quebre, continuará fixado na parede. Entretanto, é preciso atenção, pois oferecem três riscos:

  1. A utilização de produtos com solventes ou produtos muito ácidos podem atacar o espelho com o tempo, provocando o aparecimento de manchas pretas. O ideal é a utilização dos chamados “fixa espelhos”, já idealizados para essa finalidade.
  2. Para colagem e locais úmidos, os fabricantes de espelhos recomendam que seja prevista uma distância de 3 mm entre a parte de trás do espelho e o substrato parede. As tiras de adesivo devem ser aplicadas verticalmente, permitindo que a umidade escorra por atrás do espelho. Desta forma, impedirá que o aprisionamento de umidade entre o espelho e a parede provoque o surgimento de manchas pretas.
  3. Em alguns casos, o substrato parede é antigo, poroso ou revestido de pó que se desprende e não permite uma colagem segura. Além do mais, pode ocorrer de ser pintado com tinta antiga ou de má qualidade que se desprende com facilidade.

Diversas ações

Uma técnica simples para avaliar a qualidade do substrato parede ou divisória, é colar uma fita crepe adesiva ou do tipo “Silver Tape” prateada e após decorrido o tempo de um minuto, tentar arrancá-la com um movimento único. Caso ela se solte com um pedaço de parede ou tinta, é sinal de que o substrato não é adequado para a colagem do espelho e outra técnica de fixação deverá ser utilizada.

A utilização de polímeros aliado a um pequeno espaçador com espessura de 3 mm é, devido a todos os argumentos expostos, a técnica mais utilizada. Ela permite compensar eventuais diferenças no nivelamento da parede, que muitas vezes são imperceptíveis, mas que podem provocar distorções nas imagens refletidas pelos espelhos. A desvantagem dessa técnica, entretanto, é que a adesão não é imediata. O espelho colado em uma superfície vertical precisa ficar apoiado por um período que varia de 24h a 48h.

A opção mais rápida é a utilização de fita dupla-face. Porém, existem alguns cuidados a serem tomados. São eles:

  1. Utilização da quantidade correta de fita, segundo orientação do fabricante;
  2. Utilização de fita adequada e de boa qualidade, pois existem produtos importados falsificados no mercado;
  3. Técnica precisa para fixar o espelho bem alinhado, pois após o primeiro posicionamento, não poderá haver correção;
  4. A fita dupla-face absorve umidade, portanto, não pode ser aplicada em banheiros ou azulejos em locais úmidos.

Vários profissionais optam por colocar espelho com fita dupla face e fixa espelho, utilizando a fita como suporte e fixação provisória até que a cura do fixa-espelho ocorra em 48 horas.

Colagem em suporte

Por fim, existe a possibilidade de fixar, no verso do espelho, perfis de alumínio, madeira, plástico ou materiais variados. Tais materiais podem formar suportes a serem pendurados a outro tipo de suporte na parede, como retalhos de perfis de alumínio e suportes desenvolvidos para fixação de aparelhos de TV, através de silicones acéticos ou fixa-espelhos. Há diversas opções disponíveis para possibilitar a fixação de grandes peças, desde que o suporte seja bem dimensionado a elas.

Leia também: Como o vidraceiro pode se diferenciar no mercado

Sobre a A2 Vidros

Se você é um vidraceiro e está em busca de bons fornecedores, conheça a A2 Vidros!

A empresa processa e distribui vidros de alta qualidade e possui fornos próprios para temperar e laminar o vidro, sempre atenta às normas do segmento e com estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes. Certificados pelo Inmetro, todos os vidros que saem das duas unidades da A2 Vidros passam por um rigoroso controle de qualidade.

O vidraceiro pode contar com o apoio de toda equipe da A2 Vidros, a qual está apta e capacitada a indicar o vidro mais adequado em termos de resistência, espessura e desempenho para seu projeto, sempre conforme as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Somando décadas de experiência no mercado vidreiro, a A2 Vidros tem sempre um vidro ideal para projetos de construção civil, arquitetura, design, divisórias e mobiliário.

Para saber mais sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Novidades A2

Image hover effect image

Cortes e
Estocagem

Image hover effect image

Têmpera e
Controle de qualidade

Image hover effect image

Pré
Processamento

Atendimento

Nossa equipe, muito experiente, a A2 Vidros está apta a lhe indicar o vidro adequado em termos de resistência e desempenho a cada tipo de projeto, baseados em normas técnicas. Bem como no atendimento a projetos mediante laudos de consultorias. Teremos prazer em lhe atender de forma completa, da primeira ligação até a entrega final do produto.

Precisa de ajuda?