Entenda, nesta matéria, o que é a serigrafia em vidro.
Qual a diferença entre um vidro serigrafado e um pintado e quais as possibilidades desse produto.
Vidro serigrafado é um vidro pintado com a utilização de tela serigráfica, também chamado de Processo Silk Screen. Ao invés de tinta, nesse processo aplicado em vidros é utilizado o esmalte cerâmico, que se funde de forma completa ao vidro quando submetido a uma temperatura de 700 graus celsius de um forno de têmpera.
Ao ser submetido a todo esse processo obtém-se um vidro com pintura total ou parcial, formando estampas, em cores diversas capazes de resistir a qualquer agressão sem remoção das cores ou estampas aplicadas. Para se ter uma ideia dessa resistência, as cores não desbotam quando expostas ao tempo e podem resistir até mesmo à tentativa de remoção com espátula ou ponta de uma chave de fenda.
Uma aplicação que demonstra a resistência da serigrafia em vidro é a chamada “banda negra”. Trata-se de uma moldura aplicada ao vidro que protege os materiais químicos utilizados nas colagens do calor ou da radiação UV. Vidros com bandas negras são utilizados nos vidros automotivos, nos visores de fogões, em luminárias e produtos da chamada “linha branca”, que são compostas por refrigeradores, balcões frigoríficos, freezers, lavadoras, secadoras e fornos de microondas.
Além da resistência da pintura aplicada, ao passar pelo forno de têmpera, seguido de um processo de resfriamento controlado, o vidro serigrafado apresenta as mesmas características de um vidro temperado, ou seja, adquire resistência mecânica até cinco vezes maior que um vidro comum. A serigrafia em vidro também proporciona ao vidro a capacidade de resistir a temperatura de até 200 graus centígrados.
Pintura a quente e a frio
A serigrafia em vidro difere-se da pintura a frio exatamente pela passagem pelo forno de têmpera. Na pintura a frio a tinta é aplicada sobre a superfície do vidro e pode passar por uma estufa para secagem. Já no processo serigráfico a cura é feita pela passagem no forno de têmpera. Tecnicamente denomina-se: pintura a quente.
Possibilidade de cores
Praticamente não existem limites em cores para a serigrafia. Segundo dados da Ferro Enamel, principal fornecedora do esmalte cerâmico no Brasil, existem centenas de cores e possibilidades, incluindo cores miscíveis entre si, ou sejam, que podem criar novas cores a partir das cores primárias.
E as opções incluem também cores que promovem a cobertura total (barrando a passagem da luz) e também cores que promovem a aparência de fosqueamento do vidro, ou seja, que permitem passagem parcial da luz, dando ao vidro um aspecto mate, como de um vidro acidado ou jateado. Porém, a vantagem sobre a acidação ou o fosqueamento é que, no processo serigráfico é acrescentado material ao vidro, ao invés de retirado. Isso sem contar com o processo de têmpera, cujas vantagens já foram citadas acima.
Qual diferença entre vidro serigrafado e vidro esmaltado?
No Brasil existe uma apropriação indevida do nome “vidro esmaltado” no mercado. O vidro esmaltado, em teoria, deveria ser relacionado apenas aos vidros produzidos pelo “processo a quente” utilizando, como o nome indica, o esmalte cerâmico como cobertura, seguindo-se, para a cura desse produto, a passagem por um forno de têmpera. Porém, algumas empresas costumam denominar esmaltado todo vidro pintado, mesmo que não seja utilizado o esmalte cerâmico.
Porém, não é errado dizer que o vidro serigrafado e o vidro esmaltado são produtos semelhantes. Isso porque a técnica de serigrafia (silk-screen) possibilita tanto a gravação de estampas e textura como também recobrir todo o vidro de forma uniforme, assemelhando-se à aplicação por rolos.
Na prática, portanto, a denominação “vidro serigrafado” é utilizada para denominar o vidro pintado pelo “processo a quente”. Tanto a serigrafia em vidro que imprime estampas, desenhos e bandas negras no vidro como também o que recobre todo o material de forma uniforme.
Possibilidades de texturas
O processo serigráfico permite a impressão de qualquer imagem no vidro, incluindo em grandes peças. A limitação desse processo é a necessidade de produção de uma tela serigráfica. Por seu alto custo a viabilização de algumas estampas só é possível quando existe uma demanda que cubra seus custos.
Geralmente essa demanda maior é comum nas indústrias, seja da linha branca como de luminárias. E nada impede que a serigrafia seja aplicada também em grandes fachadas. Nessas aplicações, além de personalizar as obras, dando-se identidade própria, as estampas promovem sombreamento no interior do edifício e garantem privacidade parcial.
Produção na A2 Vidros
A A2 Vidros possui uma linha de produção de vidros serigrafados bastante moderna. Ela é capaz de garantir fornecimento a indústrias que utilizam esse produto, bem como de desenvolver texturas exclusivas sob encomenda, desde que exista demanda.
Além disso, oferece uma linha completa de vidros serigrafados tradicionais, tais como vidros com cobertura total ou no padrão persiana. Em diversas cores.
Leia também: Vidro termoendurecido e semitemperados, que vantagens esses vidros oferecem?
Sobre a A2 Vidros
A A2 Vidros é uma das empresas com maior variedade de vidros decorativos ou com características especiais e diferenciadas de desempenho do mercado, atendendo a indústrias de diversos segmentos em suas necessidades em vidros especiais.
Para garantir um atendimento especializado, sua equipe está treinada e capacitada a atender aos industriais, arquitetos, designers, empresários industriais que utilizam vidros em seus processos e também a outros profissionais do vidro.
Contato :
Para saber mais sobre a empresa e sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato.