fbpx
Close

8 de março de 2021

Vidraceiros e o nicho da acessibilidade

Vidraceiros e o nicho da acessibilidade

Conhecer as possibilidades desse segmento para o vidro pode ser um diferencial competitivo para as vidraçarias.

Você sabia que a norma técnica da ABNT NBR 9050, que cuida da acessibilidade é gratuita? Basta acessar o site da ABNT e baixa-la sem custo. E esse já é um incentivo inicial para as vidraçarias que procuram um nicho de mercado pouco explorado na área de vidros, como forma de fugir da concorrência.

O nome completo da NBR 9050 é Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos). Conhecer essa norma é o passo inicial  para o fechamento de orçamentos de serviços especializados.

A norma é obrigatória para edificações de uso coletivo, que são aquelas destinadas às atividades de natureza comercial, hoteleira, cultural, esportiva, financeira, turística, recreativa, social, religiosa, educacional, industrial e de saúde, inclusive as edificações de prestação de serviços de atividades da mesma natureza.

Verifica-se pela disposição legal que o engenheiro ou arquiteto da obra é responsável pelo projeto arquitetônico no que diz respeito a acessibilidade. A seguir, alguns pontos da Norma de Acessibilidade relacionada aos vidros.

 

Sinalização de vidros

Pela NBR 5090 a sinalização visual nas portas e paredes de vidro deve ser contínua, composta por uma faixa com no mínimo 50 mm de espessura, instalada a uma altura entre 0,90 m e 1,00 m em relação ao piso acabado.

Esta faixa pode ser substituída por uma composta por elementos gráficos instalados de forma contínua, cobrindo no mínimo a superfície entre 0,90 m e 1,00 m em relação ao piso;

– Nas portas das paredes envidraçadas que façam parte de rotas acessíveis, deve haver faixa de sinalização visual emoldurando-as, com dimensão mínima de 50 mm de largura, ou outra forma de evidenciar o local de passagem;

– Recomenda-se a aplicação de mais duas faixas contínuas com no mínimo 50 mm de altura, uma a ser instalada entre 1,30 m e 1,40 m, e outra entre 0,10 m e 0,30 m, em relação ao piso acabado.

 

Área de transferência em boxes

Para boxes de chuveiros, deve ser prevista área de transferência externa ao boxe, de forma a permitir a aproximação e entrada de cadeira de rodas, cadeiras de banho ou similar.

Quando houver porta no boxe, esta deve ter vão com largura livre mínima de 0,90 m. Recomenda-se o uso de porta de correr, desde que sem trilho no piso.

A área de varredura da porta não pode interferir na área de transferência da cadeira de rodas para o banco.

As dimensões mínimas dos boxes de chuveiros devem ser de 0,90 m × 0,95 m.

 

Espelhos

Os espelhos podem ser instalados em paredes sem pias. Podem ter dimensões maiores, sendo recomendável que sejam instalados entre 0,50 m até 1,80 m em relação ao piso acabado.

Janelas

A altura das janelas deve considerar os limites de alcance visual conforme 4.8, exceto em locais onde devam prevalecer a segurança e a privacidade.

Cada folha ou módulo de janela deve poder ser operado com um único movimento, utilizando apenas uma das mãos.

Barras de apoio em boxes

Os boxes para chuveiros devem ser providos de barras de apoio de 90° na parede lateral ao banco, e na parede de fixação do banco deve ser instalada uma barra vertical.

Diferencial competitivo

É preciso lembrar que a acessibilidade não é válida somente para cadeirantes. Ela é pensada também na construção residencial, já prevendo que os proprietários podem necessitar de rampas ou facilidades de acesso quando atingirem a terceira idade.

Leia também: Como prospectar e manter clientes em meio ao confinamento social

 

Sobre a A2 Vidros

Se você é um vidraceiro e está em busca de bons fornecedores, conheça a A2 Vidros.

A empresa processa e distribui vidros de alta qualidade e possui fornos próprios para temperar e laminar o vidro, sempre atenta às normas do segmento e com estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes. Certificados pelo Inmetro, todos os vidros que saem das duas unidades da A2 Vidros passam por um rigoroso controle de qualidade.

O vidraceiro pode ainda contar com o apoio da equipe da A2 Vidros que está apta e capacitada a indicar o vidro mis adequado em termos de resistência, espessura e desempenho para seu projeto,

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa lista e comece a receber conteúdos exclusivos.

Voltar
Open chat
Precisa de ajuda?