fbpx
Close

22 de dezembro de 2021

Utilização de espelhos na visão de Renato Mendonça

Utilização de espelhos na visão de Renato Mendonça

No primeiro boletim informativo da fabricante de vidro float e espelhos Guardian, divulgado neste mês de dezembro, foi destacada a importância dos espelhos por uma celebridade do mundo do design de interiores, Renato Mendonça. “O espelho nunca vai sair de moda! E hoje a gente sabe que sua função de reflexão é apenas uma das grandes qualidades desse elemento. Além de decorativo e funcional, ele também agrega design aos diferentes projetos”, explica o arquiteto a frente do escritório de arquitetura paulistano que leva seu nome, e hoje apresentador do programa “24h pra redecorar” do Discovery Home & Health, um dos maiores canais de arquitetura (e transformação) do país.

O espelho fumê (cinza) foi a escolha de Renato Mendonça em um projeto bem diferente: “Um dos meus primeiros projetos foi um apartamento de 35m². Nesse caso, o uso de espelhos era quase uma obrigação para ampliar o ambiente. Porém, junto ao cliente – um casal jovem, sem filhos, que queria um local para receber amigos – buscávamos um ambiente mais intimista, com atmosfera contemporânea, com paleta mais escura. Utilizamos, então, o espelho fumê na maior parede do living. Além de trazer um reflexo sutil, ele trouxe um brilho presente, em contraste com uma caixa amadeirada. Aproveitamos o reflexo fumê para ‘mimetizar’ a televisão, que foi instalada sobre o espelho, tornando-a um elemento quase imperceptível no espaço”, conta ele.

Em outro projeto, o arquiteto, que gosta de criar contrastes entre atmosferas mais naturais, com plantas e iluminação natural, e cores e elementos mais pontuais, tornou o espelho o elemento central: “Meu ambiente da Casacor SP 2019 mostra exatamente esse contraste. O espelho de desenho em arco e bisotê de 5 centímetros trouxe contemporaneidade frente a um espaço rústico, onde o material natural foi explorado ao extremo. Nesse caso, tornou-se elemento de destaque por seu desenho e dimensões” relata.

Mas, é claro, o efeito de ampliação do espaço criado pelo espelho segue sendo o mais conhecido. E nem por isso, ele precisa ser básico: “Recentemente, em um projeto de casa noturna, ao acaso, conseguimos criar um fundo infinito instalando dois grandes espelhos em paredes que não estavam perfeitamente paralelas. O resultado foi um reflexo infinito e ficou incrível! Nesse mesmo projeto, criamos ‘tijolinhos’ em espelho sobre parede de tijolo preta afim de criar profundidade e refletir as luzes da festa”, detalha o arquiteto.

Na reportagem Renato passou algumas dicas de utilização: “Além da ampliação, alguns outros efeitos podem ser conseguidos. Gosto muito do reflexo e potencialização da luz com difusão de brilho luminoso com o uso desse material. Também gosto da sensação de janelas que podemos conseguir usando apenas uma faixa de espelho junto ao teto”, revela.

Leia também: Escolas se preparam para retorno das aulas presenciais

Sobre a A2 Vidros

A A2 Vidros é uma das poucas empresas de transformação de vidro nacional que dedica atenção especial às necessidades de arquitetos e designers de interiores.

Somos uma das empresas com maior variedade de vidros decorativos ou com características especiais e diferenciadas de desempenho do mercado. E nossa equipe está treinada e capacitada a atender aos arquitetos e designers. Solicite nossas amostras de vidros.

Contato

Para saber mais sobre o produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa lista e comece a receber conteúdos exclusivos.

Voltar
Open chat
Precisa de ajuda?