Utilização de espelhos na visão de Renato Mendonça

No primeiro boletim informativo da fabricante de vidro float e espelhos Guardian, divulgado neste mês de dezembro, foi destacada a importância dos espelhos por uma celebridade do mundo do design de interiores, Renato Mendonça. “O espelho nunca vai sair de moda! E hoje a gente sabe que sua função de reflexão é apenas uma das grandes qualidades desse elemento. Além de decorativo e funcional, ele também agrega design aos diferentes projetos”, explica o arquiteto a frente do escritório de arquitetura paulistano que leva seu nome, e hoje apresentador do programa “24h pra redecorar” do Discovery Home & Health, um dos maiores canais de arquitetura (e transformação) do país.

O espelho fumê (cinza) foi a escolha de Renato Mendonça em um projeto bem diferente: “Um dos meus primeiros projetos foi um apartamento de 35m². Nesse caso, o uso de espelhos era quase uma obrigação para ampliar o ambiente. Porém, junto ao cliente – um casal jovem, sem filhos, que queria um local para receber amigos – buscávamos um ambiente mais intimista, com atmosfera contemporânea, com paleta mais escura. Utilizamos, então, o espelho fumê na maior parede do living. Além de trazer um reflexo sutil, ele trouxe um brilho presente, em contraste com uma caixa amadeirada. Aproveitamos o reflexo fumê para ‘mimetizar’ a televisão, que foi instalada sobre o espelho, tornando-a um elemento quase imperceptível no espaço”, conta ele.

Em outro projeto, o arquiteto, que gosta de criar contrastes entre atmosferas mais naturais, com plantas e iluminação natural, e cores e elementos mais pontuais, tornou o espelho o elemento central: “Meu ambiente da Casacor SP 2019 mostra exatamente esse contraste. O espelho de desenho em arco e bisotê de 5 centímetros trouxe contemporaneidade frente a um espaço rústico, onde o material natural foi explorado ao extremo. Nesse caso, tornou-se elemento de destaque por seu desenho e dimensões” relata.

Mas, é claro, o efeito de ampliação do espaço criado pelo espelho segue sendo o mais conhecido. E nem por isso, ele precisa ser básico: “Recentemente, em um projeto de casa noturna, ao acaso, conseguimos criar um fundo infinito instalando dois grandes espelhos em paredes que não estavam perfeitamente paralelas. O resultado foi um reflexo infinito e ficou incrível! Nesse mesmo projeto, criamos ‘tijolinhos’ em espelho sobre parede de tijolo preta afim de criar profundidade e refletir as luzes da festa”, detalha o arquiteto.

Na reportagem Renato passou algumas dicas de utilização: “Além da ampliação, alguns outros efeitos podem ser conseguidos. Gosto muito do reflexo e potencialização da luz com difusão de brilho luminoso com o uso desse material. Também gosto da sensação de janelas que podemos conseguir usando apenas uma faixa de espelho junto ao teto”, revela.

Leia também: Escolas se preparam para retorno das aulas presenciais

Sobre a A2 Vidros

A A2 Vidros é uma das poucas empresas de transformação de vidro nacional que dedica atenção especial às necessidades de arquitetos e designers de interiores.

Somos uma das empresas com maior variedade de vidros decorativos ou com características especiais e diferenciadas de desempenho do mercado. E nossa equipe está treinada e capacitada a atender aos arquitetos e designers. Solicite nossas amostras de vidros.

Contato

Para saber mais sobre o produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Novidades A2

Image hover effect image

Cortes e
Estocagem

Image hover effect image

Têmpera e
Controle de qualidade

Image hover effect image

Pré
Processamento

Atendimento

Nossa equipe, muito experiente, a A2 Vidros está apta a lhe indicar o vidro adequado em termos de resistência e desempenho a cada tipo de projeto, baseados em normas técnicas. Bem como no atendimento a projetos mediante laudos de consultorias. Teremos prazer em lhe atender de forma completa, da primeira ligação até a entrega final do produto.

Precisa de ajuda?