fbpx
Close

11 de outubro de 2018

Tipos de vidro: principais diferenças e características

Principais diferenças e características entre os modelos de vidro

Práticos, modernos e versáteis, diferentes tipos de vidro podem ser utilizados nos mais variados empreendimentos, dependendo da solução que mais se encaixa em cada projeto.

Desta forma, profissionais da construção civil, arquitetura e design têm aplicado cada vez mais o vidro, a fim de diminuir gastos com iluminação e ar condicionado, aumentar a segurança dos ambientes, reduzir o nível de ruído, proteger os espaços contra intempéries, proteger ambientes dos raios UV, criar uma sensação de amplitude ou, simplesmente, como peça decorativa.

O mercado atual conta com diversos tipos de vidro, cada um desenvolvido para atender a sua necessidade: fachadas, envidraçamento de sacadas, divisórias de ambiente, portas, janelas, box de banheiro, mesas, entre outras.

Além da diversidade de aplicação, cada modelo de vidro possui características únicas, com níveis distintos de resistência e segurança.

A seguir, conheça os principais modelos de vidro do mercado, os quais são oferecidos pela A2 Vidros. Veja as características de cada um e descubra qual deles se enquadra melhor em seus projetos residenciais e comerciais!

Conheça alguns tipos de vidro

Vidro Comum (FLOAT)

Como o próprio nome sugere, o vidro comum, também conhecido como FLOAT, é base para a criação de outros tipos de vidro. Ele proporciona grande uniformidade e evita distorções ópticas.

O vidro comum pode ser utilizado em esquadrias ou servir de matéria-prima para a produção de vidros laminados, espelhos, entre outros. Pode ainda, compor móveis como tampos de mesa.

Vidro Temperado

Muito comum na construção civil e arquitetura, o vidro temperado tem sido utilizado no fechamento de casas, fachadas, divisórias, portas, janelas e móveis; além de ser bastante utilizado em box de banheiro.

O modelo, que apresenta níveis elevados de resistência e segurança, passa por um tratamento térmico que o torna cinco vezes mais resistente a impactos que o vidro comum.

O vidro temperado é considerado um vidro de segurança, pois, quando se quebra, se estilhaça em pequenos fragmentos pouco cortantes, minimizando o risco de acidentes.

Vidro Laminado

Segurança e proteção são as palavras que melhor definem o vidro laminado, sendo o mesmo, composto por duas ou mais camadas de vidro e intercaladas por uma película de PVB ou EVA de grande resistência.

Quando se quebra, os fragmentos deste tipo de vidro ficam presos na película, evitando ferimentos. Além disso, a película interna reduz a entrada de ruídos externos, já que garante o amortecimento de sons.

Indicado para ambientes que precisam de maior proteção, como fachadas, parapeitos, sacadas, claraboias e coberturas, o vidro laminado filtra em até 99% os raios ultravioletas, protegendo os ambientes internos contra o envelhecimento e a descoloração de móveis e tecidos.

Vidro Extraclaro

Este modelo de vidro é fabricado com baixo teor de óxido de ferro, o que garante a nitidez e reduz o tom esverdeado. Pode ser utilizado como vidro comum, laminado, temperado, curvo ou duplo.

O vidro extraclaro é recomendado para vitrines, fachadas, portas, janelas e outros elementos que necessitam de transparência, pois este modelo de vidro mantém as cores dos objetos vivas e naturais, motivo dele ser muito utilizado na indústria moveleira.

Vidro Laminado de Temperado

Extremamente resistente, esse tipo de vidro foi desenvolvido a partir da laminação de duas ou mais chapas de vidros temperados. Dessa forma, além da resistência superior do temperado, é possível ter segurança e redução acústica.

O vidro laminado de temperado é altamente indicado para projetos de construção civil relacionados à segurança ou onde o vidro é utilizado como elemento estrutural – pavimentos, pilares, piscinas, pisos ou vigas.

Vidro Refletivo

Este é um vidro de controle solar que tem a função de reduzir a entrada de calor e dos raios UV no ambiente. Esse é o diferencial que auxilia na proteção dos móveis, tapetes e demais materiais decorativos do desgaste do sol, além de manter a temperatura interna agradável.

O vidro refletivo possui um aspecto espelhado que fornece privacidade, impedindo a visão de fora para dentro durante o dia. Pode ser aplicado em fechamento de varandas, sacadas, coberturas, fachadas, portas e janelas.

Vidro Pintado

Muito utilizado em móveis e na decoração de interiores, proporciona mais vida e modernidade aos ambientes. Dependendo da aplicação, traz grande privacidade ao ambiente. Os vidros pintados temperáveis também são considerados vidros de segurança e podem ser utilizados em ambientes externos, agregando originalidade aos projetos.

É um vidro com acabamento colorido e aspecto envernizado, cuja tinta pode ser aplicada ao vidro durante seu processo de produção na fábrica ou posteriormente, passando pelo processo de têmpera para fixação da tinta ao vidro.

Vidro Insulado

Também chamado de vidro duplo, é composto por duas lâminas de vidro que são intercaladas por uma câmara de ar. O vidro insulado é conhecido por reduzir a entrada de ruídos externos no ambiente e também de calor.

É possível embutir uma persiana internamente na câmera de ar, agregando privacidade ao ambiente. Por esse motivo, é altamente utilizado em divisórias de salas de reuniões, consultórios, ambientes climatizados, estúdios de gravação, entre outros.

Vidro Acidado

Desenvolvido para proporcionar elegância e privacidade, o vidro acidado é um vidro fosco translúcido, fruto de uma solução ácida aplicada ao vidro de maneira controlada. Possui textura suave ao toque e pode ser utilizado em paredes, divisórias (especialmente em feiras e eventos), lavabos, box de banheiros e móveis.

Gostou de conhecer os principais modelos de vidro? Que Bom! Agora você pode conhecer outros tipos de vidro acessando o portfólio da A2 Vidros.

Somando décadas de experiência no mercado vidreiro, a A2 Vidros oferece ampla variedade de modelos, atendendo às mais diferentes situações e portes de empresas. Possui fornos próprios para temperar e para laminar o vidro, bem como estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes. É certificada pelo INMETRO-IBELQ e conta com especialistas que ajudam o cliente a identificar a melhor especificação para o vidro.

Com duas unidades, em Osasco (Grande São Paulo) e Limeira (interior paulista), a empresa possui fácil acesso à capital paulista, Grande São Paulo, interior e principais rodovias do Brasil.

Oferecendo produtos de alta qualidade e excelência nos acabamentos, aliados à entrega com agilidade e relacionamento duradouro com os clientes, a A2 Vidros tem sempre a solução ideal, seja para a área de construção civil, arquitetura, design ou indústria moveleira.

Para saber mais sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa lista e comece a receber conteúdos exclusivos.

Voltar
Open chat
Precisa de ajuda?