Close

13 de junho de 2019

Tampo de vidro: mais elegância para os móveis

Tampo de Vidros na mesa

Já pensou em transformar a decoração da sua casa ou do seu escritório incluindo móveis com tampo de vidro? Esse acabamento faz toda a diferença e deixa o ambiente com um visual mais leve e elegante.

Combinado com materiais rústicos, como madeira e ferro, ou clássicos, como metal, o vidro confere alta sofisticação a salas, cozinhas, escritórios, salas de reunião e quartos por conta de sua beleza e versatilidade.

Entre os móveis que podem ficar ainda mais bonitos com a aplicação de um tampo de vidro estão: mesas de jantar, mesas de trabalho, aparadores, mesas de reunião e mesinhas de centro, nos formatos redondo, oval, quadrado ou retangular.

LEIA MAIS: Mesa de vidro nunca sai de moda

Cuidados na hora de escolher o tipo de vidro

Tampos de Vidro Tipos de vidros

Existem diferentes tipos de vidro e é necessário conhecê-los bem para que o tampo de vidro alinhe beleza e segurança de maneira adequada.

Para este tipo de projeto existe a NBR 14488:2010, que trata de tampos de vidro para móveis. Esta norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina o que é necessário para garantir a segurança da aplicação de vidro na composição de mesas, aparadores e similares.

Geralmente são recomendados os vidros espessos de 12, 15, 19 e 25 milímetros para confecção dos tampos.

Os vidros utilizados em tampo de vidro podem ser temperados, laminados ou comuns. O vidro comum, também chamado de float, não passa por nenhum tipo de processamento e ganha espessuras maiores quando usado como tampo de vidro para mesas de canto ou para cobrir uma mesa tradicional de madeira.

Quando é necessário um nível elevado de segurança e resistência, a opção é o vidro temperado. Ele corresponde a uma lâmina de vidro comum que passa por uma têmpera, onde é submetida a altíssimas temperaturas e imediatamente resfriada. Este processo serve para comprimir as faces externas e expandir as faces internas do vidro, tornando-o cinco vezes mais rígido do que o vidro comum.

Ao sofrer alguma quebra, o vidro temperado se parte em pedaços pequenos pouco cortantes, reduzindo risco de acidentes graves.

Outra opção ainda mais resistente é o vidro laminado. Ele é composto por duas lâminas de vidro comum, unidas por uma película de polivinil butiral (PVB) ou por EVA. Quando quebrado, os pedaços de vidro ficam presos a esta película, reduzindo o risco de acidentes graves.

O vidro laminado também pode ser feito com lâminas de vidro temperado ou trazer mais de duas lâminas. Estas duas situações são utilizadas em projetos que exigem uma resistência diferenciada.

Tampos de Vidro

LEIA TAMBÉM: Como limpar vidros corretamente?

Novas possibilidades para o tampo de vidro

Quem disse que o tampo de vidro precisa ser incolor?

Para acompanhar o estilo da decoração definida pelo projeto, o vidro pode ganhar tons suaves (azul, verde e bronze) ou cores vivas se a opção é instalar um tampo com vidro pintado ou com vidro serigrafado.

O vidro acidado também pode dar um toque especial à mesa. Este tipo de vidro é submetido a um banho de ácido fluorídrico, ganhando um aspecto semitransparente. O vidro acidado é resistente a manchas e pode ser feito com lâminas de vidros comum, temperado ou laminado.

Outra opção é o vidro Matelac, destinado aos projetos que pedem uma decoração com um tom mais aveludado. Este modelo combina o vidro pintado com o vidro acidado e fica ainda mais bonito quando usado juntamente com materiais como madeira e aço.

Você ainda pode decorar o móvel com tampo de vidro espelhado, para conferir um novo visual ao ambiente.

Tampo de Vidros e tipos de vidros

Como garantir a qualidade do vidro?

Além de bonito, o vidro que será utilizado no tampo de vidro precisa ser de fornecedores de alta qualidade, de forma a garantir a resistência e a durabilidade do produto.

Na hora de escolher os melhores produtos, procure a A2 Vidros. A empresa oferece vidros de alta qualidade para empresas e vidraçarias e possui fornos próprios para temperar e laminar o vidro, sempre atenta às normas do segmento e com estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes.

Certificados pelo Inmetro, todos os vidros que saem das duas unidades da A2 Vidros passam por um rigoroso controle de qualidade. Vale lembrar que os tampos de vidro produzidos pela empresa seguem a norma ABNT – NBR 14.488.

Somando décadas de experiência no mercado vidreiro, a A2 Vidros tem sempre um vidro ideal para projetos de construção civil, arquitetura, design e mobiliário.

Para saber mais sobre o produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar