fbpx
Close

30 de junho de 2022

Qual o melhor vidro para fechamento de varanda?

Por se tratar de uma instalação que exige segurança, tanto para as pessoas que se utilizam desse fechamento, quanto para as que transitam abaixo da varanda, só existem três possibilidades de vidros para essa aplicação: os temperados, os laminados e os laminados de temperados. Saiba qual o melhor vidro para fechamento de varanda nesta matéria.

O fechamento de varandas e sacadas é regulamentado por uma norma técnica da Associação Nacional de Normas Técnicas (ABNT): a NBR 16259. Essa norma especifica critérios que garantem a segurança dos usuários desse tipo de fechamento. Portanto, para responder à pergunta sobre qual o melhor vidro para fechamento de varanda é preciso entendê-la. E também saber quais as características dos vidros de segurança, especialmente o temperado, o laminado e o laminado de temperados.

Fechamento de varanda é sinônimo de esquadria?

Quando falamos de fechamento de varanda estamos nos referindo ao moderno sistema composto por várias lâminas de vidros, com cada lâmina sustentada em duas extremidades, que permitem a abertura total do vão. A NBR 16259 classifica esse tipo de fechamento como complemento às fachadas e esquadrias. Portanto, é preciso saber que tais fechamentos de varanda não podem ser equiparados a esquadrias de fachadas. Devido a esse fato, não precisam ser submetidos a testes de estanquidade, apesar da maioria dos produtos do mercado resistir bem ao vento e à chuva.

Na questão dos vidros essa norma remete a questão da resistência a uma outra norma técnica da ABNT, que é a NBR 7199. E esta especifica a utilização de vidros de segurança, que são os três citados anteriormente (temperados, laminados e laminado de temperados).

É importante lembrar que, nesse sistema de fechamento que permite a abertura total do vão os vidraceiros costumam instalar vidros com espessuras limitadas a 8 e 10 milímetros, pois utilizam kits prontos de instalação que trabalham somente com tais espessuras.

Laminado de temperados ou temperado laminado

O vidro laminado de temperados – também chamado de temperado laminado – como o nome indica, é uma combinação de dois tipos de vidros: o vidro laminado e o vidro temperado. E reúne também as propriedades de segurança desses dois tipos. Porém, por ter custo bem maior que os demais, é um produto que é, de antemão, descartado como o melhor vidro para fechamento de varanda, sendo utilizado somente por usuários que não se importam em pagar mais para ter a melhor solução em vidros.

Essa mesma limitação de custos existe para vidros laminados com utilização de intercalador (ou interlayer) estrutural, tais como SentryGlas e DG.

Resistência e custo de temperados e de laminados

O vidro temperado possui resistência mecânica até cinco vezes superior à do vidro comum. Além disso, é um vidro flexível, capaz de suportar grandes cargas de vento, mesmo quando a varanda é formada por grandes painéis de vidro. O vidro laminado, por sua vez, oferece diversas vantagens em outras aplicações, como, por exemplo, coberturas e guarda-corpos, por manter o vão indevassável mesmo após quebrado. Porém, quando aplicado em fechamento de varandas, que possuem lâminas somente sustentadas por ferragens em sua base e no topo, não apresentam a mesma resistência, podendo quebrar-se com maior facilidade. Devido a isso, é indicado apenas em instalações que não possuam altura superior a dois metros.

O custo é outro fator que favorece a utilização do vidro temperado para fechamento de varanda, pois seu preço costuma ser relativamente menor, quando comparado ao do vidro laminado comum.

Possibilidades em temperados

A A2 Vidros oferece várias opções em vidros temperados, incluindo vidros temperados nas cores verde, fumê (cinza) e bronze e também vidros temperados refletivos, também chamados de refletivos temperados.

Os refletivos temperados são vidros de proteção solar, ou controle solar. Eles permitem a passagem da luz, porém, são capazes de barrar o calor. Trata-se de uma opção interessante, pois promovem conforto térmico aos ambientes e ajudam na economia de energia elétrica, adiando a necessidade de utilização do sistema de ar-condicionado. Em alguns casos a economia que geram chegam a pagar a instalação de tais vidros.

Limitações na utilização de vidros

Vidros temperados, vidros laminados e laminados de temperados, quando na versão transparente, não interferem no aspecto da fachada dos edifícios. Porém, vidros coloridos e vidros refletivos podem destacar-se.

Esse destaque é proibido em muitos condomínios, que exigem padronização para não interferir no aspecto total da fachada. Portanto, vidros coloridos e vidros refletivos somente podem ser utilizados em edifícios recém-construídos e após aprovação em reunião de condôminos. Já em varandas e sacadas de sobrados particulares não há qualquer limitação para sua utilização.

Leia também: Como o vidro se encaixa na tendência das Tiny Houses?

Sobre a A2 Vidros

A A2 Vidros é uma uma das empresas com maior variedade de vidros decorativos ou com características especiais e diferenciadas de desempenho do mercado. E, para garantir um atendimento especializado, sua equipe está treinada e capacitada a atender aos arquitetos, designers, empresários industriais que utilizam vidros em seus processos e também a profissionais do vidro.

Contato

Para saber mais sobre a empresa e sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa lista e comece a receber conteúdos exclusivos.

Voltar
Open chat
Precisa de ajuda?