fbpx
Close

25 de abril de 2019

Pergolado com vidro: mais charme e funcionalidade na decoração

pergolado com vidro

Um tipo de cobertura que vem caindo no gosto de muita gente é o pergolado com vidro. Ele é uma extensão da residência que impacta visualmente a área externa das construções e oferece um espaço especial para convivência e relaxamento.

A estrutura do pergolado com vidro pode ser feita com madeira, metal, ferro, bambu e concreto. Sua composição depende muito da decoração a ser adotada e do projeto que a casa já possui, uma vez que o pergolado precisa conversar adequadamente com o restante da arquitetura.

E você? Sabe qual é a origem da palavra pergolado? Ela vem do latim antigo, pérgola, que faz alusão à uma cobertura protetora.

Benefícios do pergolado com vidro

Se o pergolado já é uma estrutura de encher os olhos, imagina combiná-lo com vidro? Além de resistente – dependendo do tipo a ser usado – o vidro protege contra o vento e a chuva, mantém a área externa mais limpa e ainda é sustentável, pois favorece a luminosidade natural.

Quando o pergolado com vidro possui apenas o telhado, o espaço se torna o preferido das pessoas nos dias quentes ou mais amenos, pois oferece sofisticação e aconchego para aproveitar melhor a luz solar e para apreciar a lua e as estrelas.

Se a ideia é criar um projeto mais completo, é possível estruturar um pergolado com vidro todo fechado, transformando o ambiente em uma cozinha, sala de estar ou em um local reservado para receber amigos e relaxar.

Juntamente com os móveis, que variam de acordo com o objetivo do pergolado com vidro, é possível decorar o ambiente com plantas, flores, tecidos e outros elementos.

Qual tipo de vidro usar no pergolado?

Uma vez que o pergolado com vidro é criado para oferecer proteção, é importante o uso de vidros de segurança, como o vidro temperado, desde que seja laminado. Aliás, pela norma, todo tipo de vidro usado para cobrir um pergolado precisa ser laminado.

Vale lembrar que a cor do vidro é determinante para o controle de luminosidade no local.

Outra dica é combinar os vidros de segurança com outros modelos. É possível, por exemplo, utilizar o vidro refletivo ou o vidro baixo emissivo para controlar a incidência dos raios solares ou apenas acrescentar uma película de proteção solar.

Caso o pergolado com vidro seja todo fechado, você pode optar pelo vidro insulado ou duplo, caso haja necessidade de isolamento acústico.

Em pergolado com vidro aberto ou fechado, vale apostar no vidro autolimpante. Ele possui um revestimento especial que evita o acúmulo de poeira, mantendo-se limpo com a ajuda do vento e da chuva.

Apesar da resistência, é importante tomar cuidado com o uso dos vidros. Se o pergolado com vidro for instalado em locais que podem sofrer pancadas fortes, como quedas de galhos, vale conversar com o fabricante para escolher o melhor tipo de vidro para evitar acidentes.

O vidro tem o que chamamos de memória de choque. Esse fenômeno acontece quando o vidro sofre uma pancada, mas não se rompe na mesma hora, mas em outro momento sem motivo aparente.

Muita pressão na hora de instalar o vidro pode levá-lo a quebras. Além disso, o vidro é um material que sofre dilatações. Por isso, é preciso deixar folgas estratégias, para que ele não se quebre sozinho, e isoladores para evitar atritos com caixilhos e outros materiais.

Como escolher a melhor fabricante de vidros?

Para cobrir um pergolado com vidro, arquitetos e decoradores precisam contatar vidraçarias que trabalhem com fabricantes responsáveis e que usem materiais de qualidade. Por isso, se precisar de uma consultoria nessa hora, procure a A2 Vidros.

A empresa oferece vidros de alta qualidade para empresas e vidraçarias e possui fornos próprios para temperar e laminar o vidro, sempre atenta às normas do segmento e com estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes.

Certificados pelo Inmetro, todos os vidros que saem das duas unidades da A2 Vidros passam por um rigoroso controle de qualidade.

Somando décadas de experiência no mercado vidreiro, a A2 Vidros tem sempre um vidro ideal para projetos de construção civil, arquitetura, design e mobiliário.

Para saber mais sobre o produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar