Close

17 de janeiro de 2019

Parede de vidro: como usá-la sem perder a privacidade

O mundo da arquitetura, da construção e do design vem se rendendo à parede de vidro. Moderna e sustentável, pode ser usada em projetos residenciais e comerciais, tornando mais bonitos os ambientes internos e externos.

De acordo com o tipo de vidro utilizado, a parede de vidro pode favorecer a entrada da luz natural, oferecer conforto térmico, sensação de amplitude e é mais fácil e rápida de ser instalada do que a parede de alvenaria.

Os mais diferentes espaços podem receber uma parede de vidro: salas, cozinhas, muros, fachadas e corredores. Ela também serve como divisória de ambientes e ainda isola espaços como salas de reunião e áreas de lazer de maneira inovadora, leve e elegante.

 

Parede de vidro e privacidade

Manter a privacidade com o uso da parede de vidro é uma das grandes preocupações do arquiteto. Veja algumas opções:

Vidro pintado: a tinta escolhida é aplicada durante a fabricação do vidro, tornando o acabamento perfeito e duradouro.

Vidro serigrafado: modelo de vidro pintado com esmaltes cerâmicos e levado ao forno em alta temperatura. Além da privacidade, o material resiste a manchas e a impactos.

Vidro refletivo: possui um aspecto espelhado que aumenta a privacidade e evita que os móveis, tapetes e objetos de decoração sofram com a ação dos raios solares.

Vidro impresso: apresenta desenhos suaves e texturas. O grau de privacidade depende do desenho e textura aplicados e da espessura do vidro.

Para quem não abre mão da visibilidade natural do vidro, uma sugestão é combinar a parede de vidro com o uso de cortinas e persianas bem modernas.

Vantagens de Parede de Vidro

Quais tipos de vidro devem ser usados?

A elegância de uma parede de vidro não pode deixar de lado a segurança. Por isso é importante escolher o modelo certo de vidro para compor o projeto.

O vidro laminado, o vidro temperado e o vidro laminado de temperado são os modelos mais utilizados. Quando a intenção é reduzir os ruídos, é possível optar pelo vidro insulado, que oferece um bom isolamento acústico.

Caso a parede de vidro seja instalada na parte externa, vale a pena conhecer os vidros com proteção solar e o autolimpante. Este modelo possui um revestimento especial que impede a retenção de poeira e fuligem e a própria água da chuva contribui na hora de fazer a limpeza.

As estruturas utilizadas na parede de vidro costumam ser de aço resistente, armações internas, suportes próprios, entre outros. Tudo vai depender do projeto e de onde a parede será instalada pela equipe especializada.

 

Parede de vidro em residências e empresas

Quando se fala em projetos para ambientes residenciais, a parede de vidro oferece muitas opções. Ela pode, por exemplo, ser adotada como parede externa e aumentar a visibilidade de uma casa que fica de frente para um belo jardim ou piscina. Outra opção é criar uma grande fachada de vidro, tornando o projeto arquitetônico ainda mais moderno e sofisticado.

Na parte interna da casa, a parede de vidro pode isolar e ao mesmo tempo destacar a área da jacuzzi, servir de divisória entre a cozinha e o jardim, a sala e hall de entrada ou ainda dar um destaque à escadaria que leva para os quartos.

Dentro das empresas, a parede de vidro tem se tornado indispensável, seja em divisões de departamentos, salas de reunião ou até mesmo das salas de gerência e liderança, que querem manter a visão total dos demais espaços.

Além disso, a parede de vidro também deixa o ambiente corporativo mais moderno e ainda serve como lousas e painéis para lembretes e reuniões de brainstorm.

É importante lembrar que a parede de vidro não precisa ser formada por uma peça única e lisa, do chão ao teto. Ela pode ser composta de tijolos e blocos de vidro com texturas variadas, dando mais inovação ao ambiente. Esses blocos ou tijolos podem formar uma parede inteira, parcial ou ainda criar alguns pontos de luz natural na parede de alvenaria.

Na hora de escolher as melhores matérias-primas para uma parede de vidro, consulte a A2 Vidros. A empresa possui fornos próprios para temperar e laminar o vidro, sempre atenta às normas de segurança do segmento e com estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes.

Somando décadas de experiência no mercado vidreiro, a A2 Vidros trabalha com matérias-primas certificadas pelo Inmetro e pelas principais fabricantes de vidro, garantindo que todos os pedidos saiam da empresa somente depois de passarem por um rigoroso controle de qualidade. A empresa tem sempre um vidro ideal para projetos de construção civil, arquitetura, design e mobiliário.

Para saber mais sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar