fbpx
Close

8 de setembro de 2020

Necessidades reais dos arquitetos e designers de interiores não são “frescura”

Necessidades reais dos arquitetos e designers de interiores não são “frescura”

Construção civil e fornecedores de vidros precisam entender melhor o universo desses profissionais

 

Na gíria popular, “frescura” remete a implicância, exigência, algo cheio de requintes desnecessários, chatice, bobagem, besteira ou quando problemas pequenos e irrelevantes são exaltados. Porém, quando um profissional, principalmente ligado à construção civil, rotula a orientação de um arquiteto ou designer de interiores como “frescura”, pode estar errando por não entender as características próprias de suas áreas de atuação.

No ramo da construção civil é difícil a um empreiteiro, ou até mesmo a um engenheiro inexperiente, entender a importância das demandas de um arquiteto ou de um designer de interiores. E esse “ruído na comunicação” às vezes se estende também para os fornecedores de vidros e instaladores desse material.

Entendendo arquitetos e designers

O designer de interiores tem a função de elaborar o espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmica e luminotécnica. Além disso é um profissional capaz de captar as reais necessidades dos clientes, inclusive as intangíveis, e concretizá-las através de projetos específicos. A reconstrução do espaço através da releitura do layout, da ampliação ou redução de espaços, dos efeitos cênicos e aplicações de tendências e novidades técnicas, do desenvolvimento de peças exclusivas. Atualmente muitos designers de interiores atuam também como arquitetos, o que amplia enormemente suas áreas de atuação, incluindo responsabilidade por reformas e ampliações, além do layout das fachadas.

Os campos do conhecimento humano que tais profissionais possuem são diferentes dos que dominam a maior parte do setor de construção. Designers e arquitetos muitas vezes tentam traduzir conceitos abstratos em ambientes que, no final do processo, irão se moldar ao que a percepção do cliente é capaz de absorver como beleza, conforto e sensação de satisfação.

As necessidades dos arquitetos e designers algumas vezes podem até mesmo se contrapor à praticidade, à economia e à rapidez na entrega da obra. Porém, é preciso reconhecer que, se existe realmente a necessidade detectada por um profissional qualificado, ela não pode ser caracterizada como “frescura”.

Em todos os casos de atrito é preciso que haja discussão e coerência. E na maioria das vezes é preciso que os dois lados da questão façam concessões, sempre buscando a satisfação do cliente.

Sobre a A2 Vidros

A A2 Vidros é uma das poucas empresas de transformação de vidro nacional que dedica atenção especial às necessidades de arquitetos e designers de interiores.

Somos uma das empresas com maior variedade de vidros decorativos ou com características especiais e diferenciadas de desempenho do mercado. E nossa equipe está treinada e capacitada a atender aos arquitetos e designers.

Leia Também: Como usar o espelho para valorizar o ambiente

Contato

Para saber mais sobre o produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa lista e comece a receber conteúdos exclusivos.

Voltar