fbpx
Faça seu Pedido Online Esqueci meus dados
Close

1 de agosto de 2019

Monte um muro de vidro amigo dos pássaros

Muro de vidro contra aves

Quando se fala em muros de vidro, a imagem que vem à mente para a maioria das pessoas é a do muro transparente que pode causar a morte de pássaros. Saiba, porém, que existem diversas opções amistosas aos nossos amigos emplumados.

A construção de muros de vidros pode variar tanto na composição dos vidros como na utilização de ferragens. Caso a transparência seja uma característica desejada, entretanto, é preciso tomar certas providências para evitar que pássaros se choquem contra eles.

Aqui no Brasil esse problema começou a ser discutido recentemente, com a notícia de mortes de pássaros no muro de vidro que está sendo construído ao lado da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP). O tema, no entanto, já eé discutido há vários anos nos países norte-americanos, onde, inclusive, existem entidades especializadas no assunto.

Mortes contabilizadas

O vidro é uma das principais causas de mortes de aves na América do Norte. Entre 365 e 988 milhões de aves são mortas todos os anos nos Estados Unidos devido a colisões com vidro; no Canadá, a estimativa é de 16 a 42 milhões, diz Krista De Groot, biólogo de aves do Canadian Wildlife Service, do Environment and Climate Change Canada.

Solução simples, porém técnica

A solução para esse problema, segundo tais entidades é, teoricamente, simples; tornar o vidro visível para os pássaros. Entretanto, para isso, é preciso entender que os pássaros possuem olhos laterais, que dificultam a visão imediatamente à sua frente. É preciso saber também que eles possuem potencial de vôo em espaços estreitos e que sua capacidade de visão oscila em uma faixa cromática diferente do ser humano.

Nos países da América do Norte, segundo a revista Glass Magazine, já existe uma tinta especial ultravioleta que é aplicada aos vidros. Ela é invisível para o ser-humano, porém, totalmente visível para os pássaros.

A ideia de adesivar imagens de gaviões, que são predadores da maioria das aves não confirmou ser, na prática, um mecanismo eficiente. Então, enquanto a tinta ultravioleta não chega por aqui, a dica é seguir as instruções das entidades da América do Norte que defendem que a sinalização para os pássaros deve ser feita na parte externa do muro, pra que o reflexo do vidro não camufle tal sinalização.

Na versão de sinalização que possui maior transparência, caso esse item seja buscado, é preciso aplicar pontos ou elementos decorativos a cada 2 polegadas (aproximadamente 5 cm) na horizontal por 4 polegadas (aproximadamente 10 cm) na vertical.

Esses pontos de sinalização podem ser aplicados por adesivação, pintura a frio ou podem ser previstos ainda no projeto, aplicados pelo processo serigráfico ao vidro, o que evita a necessidade de manutenções periódicas. Esse vidro é denominado vidro serigrafado, e possui a mesma resistência de um vidro temperado, pois é submetido ao processo de têmpera.

Entretanto, a fórmula mais simples, caso a transparência não seja um item essencial ao projeto, é a utilização de vidros que, embora deixem passar a luz, não permitem a visão total do lado oposto, como é o caso dos vidros texturizados (anteriormente denominados vidros impressos) e dos vidros acidados.

Leia Também: Fachada de vidro para residências, dicas importantes

Variedade e qualidade

A A2 vidros possui todos os vidros citados nesta matéria. E oferece ainda a possibilidade de utilização de vidros totalmente pintados, nas cores preta, vermelha ou branca.

A empresa oferece vidros de alta qualidade para empresas e vidraçarias e possui fornos próprios para temperar e laminar o vidro, sempre atenta às normas do segmento e com estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes.

Certificados pelo Inmetro, todos os vidros que saem das duas unidades da A2 Vidros passam por um rigoroso controle de qualidade.

Somando décadas de experiência no mercado vidreiro, a A2 Vidros tem sempre um vidro ideal para projetos de construção civil, arquitetura, design e mobiliário.

Para saber mais sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar