fbpx
Close

23 de maio de 2019

Invista na escada de vidro para inovar na decoração

Se uma escada é um elemento que naturalmente chama atenção nos projetos residenciais e comerciais, imagine uma escada de vidro ligando os pavimentos?

Resistente e muito bonito, este modelo de escada deixa os ambientes muito mais elegantes e com um toque de originalidade. Isso porque o vidro é um elemento atemporal e se mantém sofisticado diante de qualquer mudança que seja feita na decoração.

Para que a escada de vidro seja mais do que um elemento lindo, é importante escolher o tipo certo de vidro, o modelo e o acabamento que a deixe bem segura para seus usuários.

Escada de vidro: qual o tipo de vidro ideal?

A resistência deve ser a preocupação número um quando se trata de escada de vidro. Por isso, mais uma vez os vidros de segurança entram em ação.

Dependendo do modelo de escada o vidro laminado e o vidro temperado laminado são os mais indicados. Todos eles oferecem alta resistência a quebras, sem comprometer a beleza do vidro e, em caso de eventual quebra, os fragmentos ficam presos na película que une os vidros.

Para dar ainda mais personalidade à escala de vidro, é possível fugir do aspecto incolor do vidro, optando pelos tons bronze, fumê, verde, entre outros. É possível ainda utilizar na laminação o vidro serigrafado ou vidro impresso ou fantasia para os degraus ou ainda utilizar estes tipos de vidro como guarda-corpo no lugar do corrimão.

Tipo de Vidro para Escada de Vidro

Como o vidro é um material muito liso, é importante que sejam tomadas medidas de segurança para evitar acidentes. Sendo assim, o vidro pode receber películas antiderrapantes ou faixas jateadas.

As normas de segurança devem ser rigorosamente seguidas quando falamos de escadas de vidro. Os cálculos que levam em consideração o peso, a pressão e o fluxo de passagem precisam ser realizados por profissionais altamente especializados para definir a composição e a espessura correta e segura do vidro.

Quais os modelos mais comuns de escada de vidro?

A escada de vidro pode ganhar os mais diferentes modelos. Lembrando que o posicionamento do elemento no ambiente e o tipo de usuário serão determinantes na definição do formato e de detalhes como largura, dimensões dos degraus e inclinação.

Além de cimento, as escadas de vidro podem ser feitas com madeira, alumínio e aço inox.

Os formatos de escada de vidro podem ser os mais variados. Veja:

Escada reta: modelo com todos os degraus do mesmo tamanho e com subida sem interrupções.

Escada em L: quando a escada possui um patamar ou degrau em leque que interrompe o processo de subida ou descida.

Escada em U: quando há um trecho de escada, um largo patamar e outro trecho de escada no sentido contrário ao do primeiro.

Escada Vazada: quando não possui espelho (parte da altura) e os degraus estão presos a uma viga central. Outra opção é fixar os degraus na parede, no corrimão ou no guarda-corpo.

Escada suspensa ou escada flutuante: neste modelo os degraus ficam flutuando no ar, pois a escada de vidro não possui espelho ou vigas. Desse modo, os degraus de vidro precisam estar fixados na parede.

Escada circular: usada geralmente em locais de grandes proporções, a escada circular chama muita atenção. Pode ter o espelho de cimento, metal ou apresentar degraus flutuantes.

Escada caracol: também chamada de escada helicoidal, é muito usada em locais com pouco espaço. Neste modelo os degraus em formato de leque são fixados em torno de um mastro.

Escada semicaracol: este modelo une a escada reta e a escada caracol. Geralmente, o caracol está no início (parte inferior) da escada e a parte reta do meio para o final (parte superior). Outra opção é colocar o formato caracol no meio da escada.

Modelos de escada de vidro

Onde encontrar vidros de segurança de qualidade?

Definido o modelo de escada, é hora de escolher uma fornecedora de vidros de segurança de alta qualidade. Nesta hora, você pode contar com a A2 Vidros.

A empresa presta consultoria na definição e especificação do vidro ideal conforme as normas da ABNT e oferece vidros de alta qualidade e possui fornos próprios para temperar e laminar o vidro, sempre atenta às normas do segmento e com estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes.

Certificados pelo Inmetro, todos os vidros que saem das duas unidades da A2 Vidros passam por um rigoroso controle de qualidade.

Somando décadas de experiência no mercado vidreiro, a A2 Vidros tem sempre um vidro ideal para projetos de construção civil, arquitetura, design e mobiliário.

Para saber mais sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar