fbpx
Faça seu Pedido Online Esqueci meus dados
Close

23 de março de 2020

Fachadas de baixo desempenho: faltam recursos ou falta informação?

Fachadas de baixo desempenho: faltam recursos ou falta informação?

O Brasil já evoluiu muito na qualidade das fachadas das edificações comerciais e residenciais. Porém, de maneira geral, temos muito ainda a progredir. Principalmente quando os temas em questão são isolamentos térmicos e isolamentos acústicos. É compreensível que incorporadores, construtores e proprietários busquem redução de custos. A ânsia em se obter mais com menos faz parte do DNA do empreendedor brasileiro. Porém, em várias situações em que o assunto foi estudado mais detalhadamente, a conclusão foi a de que nem sempre pagar mais por esquadrias e vidros significa maior custo.

Valorização do imóvel

O primeiro benefício que se obtém na utilização das soluções adequadas para as fachadas – e isso inclui a escolha dos vidros adequados e de estrutura compatível – é a imediata valorização do imóvel. Uma fachada bonita, elegante, sofisticada e que apresenta ótimo desempenho em todos os aspectos está se tornando mais perceptível aos consumidores ou usuários.

Redução do calor

Vidros adequados com estrutura compatível são capazes de bloquear o calor, evitando-se no ambiente a criação do temido “efeito estufa” e permitindo que o dimensionamento do sistema de ar-condicionado seja reduzido. Ou seja, gerando economia já na implantação do sistema de refrigeração e, com o tempo, garantindo a economia de energia elétrica.

Em regiões muito quentes essa vantagem é tão evidente, em obras comerciais ou residenciais, que pode até pagar totalmente o custo da fachada em poucos anos de utilização da edificação. De forma ainda mais evidente, em regiões frias, a fachada adequada reduz o consumo com o sistema de aquecimento.

Redução do som

Uma breve pesquisa pela Internet sobre a enorme quantidade de processos judiciais movidos por compradores contra construtoras devido ao excesso de barulho demonstra bem a vantagem de se adotar fachadas com bom desempenho acústico. Esse bom desempenho é obtido pela escolha correta das esquadrias e também dos vidros.

Além de evitar problemas com a Justiça, a adoção de soluções com bom desempenho acústico proporciona maior conforto para os usuários e, em corporações, maiores índices de produtividade.

Luminosidade adequada

Um ótimo argumento no momento da comercialização de um imóvel é o aproveitamento da luminosidade natural de forma adequada. Esse aproveitamento não deve ser feito na base do “quanto mais luz solar melhor”. O excesso de luz pode provocar ofuscação que causa desconforto. Ou ainda exigir pesados investimentos em rolôs, persianas ou cortinas. Por outro lado, a escolha do vidro adequado a cada situação pode garantir a luminosidade adequada associada ao nível de privacidade desejado.

Norma de desempenho

Por fim, a Norma de Desempenho das Edificações da ABNT (NBR 15575), que entrou em vigor há menos de uma década, está ajudando a mudar a visão dos incorporadores e das construtoras.

Essa norma exige, com peso de Lei, que as edificações garantam o desempenho das fachadas por 40 anos. E para garantir essa performance adequada sem a necessidade de frequentes e caras manutenções e reformas a escolha lógica recai sobre as fachadas e sobre os vidros de melhor qualidade.

Que vidro utilizar

A A2 Vidros possui uma equipe técnica capacitada a assessorar empresários do ramo da construção, arquitetos, engenheiros ou quem está pensando em construir na escolha dos vidros mais adequados a cada situação. A empresa produz ou comercializa os principais vidros existentes no mercado e se destaca pela sua qualidade, com procedimentos certificados.

Leia também:
Fachada de vidro para residências: dicas importantes

Sobre a A2 Vidros

Instalada em duas unidades na Grande São Paulo, a A2 Vidros tem sempre um vidro ideal para projetos de construção civil, arquitetura, design e mobiliário. Para saber mais sobre o produtos oferecidos, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar