fbpx
Close

5 de outubro de 2020

Esquadrias e vidros representam entre 10 e 20% do valor da obra

Esquadrias e vidros representem entre 10 e 20% do valor da obra

Entenda a importância das esquadrias e como o vidro acompanha esse componente arquitetônico

Devido à sua importância as esquadrias representam um dos itens mais importantes e caros numa construção. Dependendo do material e do nível de sofisticação, elas podem variar de 10% a 20% do custo total de uma obra. E os vidros podem ajudar também a determinar alguns desses níveis de sofisticação.

Esquadria, do ponto de vista arquitetônico, é a denominação usada para janelas, portas, portões, fachadas envidraçadas, venezianas e aberturas similares. Elas podem ser produzidas em vários materiais, incluindo alumínio, madeira, aço, ferro e PVC. E o vidro entra juntamente com elas.

Tipos de esquadrias

É questionável a definição de que as janelas, portas e fechamentos de vãos feitos com kits de montagem e vidros temperados não utilizam esquadrias. Na verdade, os perfis fornecidos nos kits de montagem podem ser considerados esquadrias, mesmo que a função estrutural seja delegada ao vidro temperado.

As instalações de vidros temperados em portas e janelas estão entre as opções mais econômicas, só superadas por alguns modelos de portas metálicas ou de compensados amadeirados de uso interno.

Entretanto, investimentos em esquadrias e vidros de boa qualidade utilizados na obra não são perdidos. Estas valorizam os imóveis, em alguns casos com índices bem superiores aos equivalentes ao seu custo. Em outras palavras, muitos investimentos feitos em esquadrias e vidros acabam se pagando com o tempo. Alguns até mesmo na inauguração da obra, segundo apontam vários estudos de casos.

Instalações de vidros temperados com kits possuem limitações em termos de estanqueidade, bloqueio térmico e bloqueio acústico. Embora algumas soluções, como o fechamento de varandas que permitem a abertura total do vão, ofereçam grande conforto interno. Tanto no frio quanto no calor, além do aproveitamento de áreas.

Combinação para o alto desempenho

É fato que a utilização de vidros de controle solar proporcione valorização de imóveis por seu desempenho e economia, reduzindo o consumo elétrico necessário para iluminação de ambientes e para a climatização de espaços. É recomendável, entretanto, que a qualidade da esquadria acompanhe a performance de tais vidros, para que não forme uma “ponte” de passagem de frio, vento e calor para dentro dos ambientes.

Da mesma forma, vidros laminados ou insulados (duplos), obterão melhores resultados ao barrar o som externo se a esquadria de alumínio, madeira ou PVC sejam adequadas a esse propósito.

Por fim, alguns tipos de esquadria, além de oferecerem ótimo desempenho, valorizam imóveis também pelo design diferenciado e beleza. É o caso das esquadrias minimalistas que emolduram grandes peças de vidros com sistemas de fechamentos extremamente leves e práticos, graças à utilização de modernas tecnologias.

Leia também:

O que as normas técnicas dizem sobre coberturas e pisos de vidros

Guarda-Corpos de Vidro: o que muda com a nova versão da norma da ABNT

Variedade e qualidade

A A2 vidros oferece vidros de alta qualidade para empresas e vidraçarias, com total capacidade de atender a qualquer norma da ABNT vigente. A empresa possui fornos próprios para temperar e linha para laminar o vidro, sempre atenta às normas do segmento e com estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes.

Certificados pelo Inmetro, todos os vidros que saem das duas unidades produtivas da A2 Vidros passam por um rigoroso controle de qualidade.

Somando décadas de experiência no mercado vidreiro, a A2 Vidros tem sempre um vidro ideal para projetos de construção civil, arquitetura, design e mobiliário.

Para saber mais sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa lista e comece a receber conteúdos exclusivos.

Voltar