Close

8 de novembro de 2018

Espelho para banheiro é tudo igual?

Funcional, fácil de limpar e altamente necessário, o espelho para banheiro é considerado um dos elementos principais deste ambiente, e vai muito além de um objeto para conferir o visual ou se maquiar.

Mas, ao contrário do que possa parecer, espelho para banheiro não é tudo igual. Por isso, devemos ter cuidado ao escolher o tipo ideal para o ambiente.

O espelho para banheiro valoriza a iluminação natural, a decoração e, muitas vezes, ajuda a ampliar o ambiente.

Para aproveitá-lo da maneira correta e também garantir a segurança dos usuários, é de extrema importância escolher o tipo de vidro ideal, o tamanho, o formato e até mesmo a posição do espelho no ambiente.

Um bom espelho reflete 90% dos raios de luz que incidem sobre ele. Por isso, o processo de fabricação é delicado.

Os espelhos são feitos a partir de uma película de metal superpolida que reflete a luz e uma camada de vidro.  Antes de iniciar o processo fabril, é realizada a limpeza do vidro com água desmineralizada (livre de sais minerais) para retirar os resíduos de forma mais profunda.

Depois, aplica-se uma camada de prata metálica formada por reações químicas do nitrato de prata que adere completamente ao vidro. É nesta etapa que o vidro é transformado em espelho.

Por fim, ainda há outros processos para proteger o espelho contra corrosão e finalizar o material.

 

Tipos de espelho para banheiro

espelhos para banheiros

O mercado oferece diversas opções de espelho para banheiro: redondos, quadrados, recortados, bizotados, sobrepostos, desenhados, com molduras ou pastilhas.

Para definir cores, acabamentos ou mesmo o modelo mais adequado ao seu banheiro, o ideal é observar o que mais se encaixa com o design do ambiente e dos móveis.

Além disso, também será necessário escolher o tamanho e a posição. O espelho pode ser embutido no armário, colocado lado a lado, formando desenhos, ou ocupar toda a extensão da bancada da pia, uma ótima opção para ampliar o ambiente.

Além dos espelhos comuns, há o modelo extraclaro, que usa como base o vidro extraclaro. Este modelo possui um tom menos esverdeado, porque é fabricado com baixo teor de óxido de ferro.

Por isso, o espelho extraclaro oferece alguns diferenciais, como reflexo mais claro e nítido, brilho ressaltado das cores refletidas e melhor iluminação do ambiente. Geralmente este modelo de vidro é aplicado em espaços residenciais e comerciais, como academias, hotéis, shoppings e residências.

Como limpar espelhos

Um dos maiores problemas do espelho de banheiro são as marcas de dedos, a gordura e a sujeira acumuladas, não é mesmo? Mas você sabia que é possível eliminar todos esses problemas e deixá-lo limpo e brilhante sem grandes dificuldades?

Para isso, o ideal é utilizar panos que não soltam fiapos. Se o problema for apenas o pó, basta retirar o excesso de forma leve e com um pano seco e macio, evitando que o espelho seja arranhado. No caso de gorduras ou marca de dedos, o recomendado é apostar em um pano umedecido com água morna. Nunca utilize produtos abrasivos.

Se necessário, utilize produtos neutros, como detergente, vinagre branco, limpa-vidros ou álcool. Mas atenção: não é recomendado pulverizar nada diretamente sobre o espelho. Isso porque os produtos podem resultar em manchas e causar pontos pretos na borda. E nunca utilize produtos ácidos ou alcalinos para limpar o espelho.

Para finalizar a limpeza, o ideal é secar o espelho imediatamente também com um pano seco e macio, evitando rachaduras, riscos e, principalmente, manchas.

Tenha cuidado ao lavar as paredes. Nunca joque água ou produtos que possam escorrer atrás do espelho e certifique-se de que não há resíduo de produto de limpeza em suas juntas.

Como escolher o fornecedor de espelhos

espelho de banheiro

Na hora de escolher a matéria-prima para confecção do espelho para banheiro, é importante que os vidreiros escolham fornecedores de qualidade. Dessa forma, o espelho oferecerá o reflexo perfeito e maior resistência a problemas como umidade, oxidação, manchas e corrosão.

Os materiais da A2 Vidros são certificados e aprovados pelas normas ABNT-NBR 15.198 e ABNT-NBR 14.696, produzidos com tecnologia cooper-free (sem cobre) e lead-free (sem chumbo), para preservar o meio ambiente dos danos causados por esses metais e seus resíduos nocivos. Além dos comuns, oferece também os espelhos extraclaros.

Com fornos próprios para temperar e laminar o vidro, a A2 Vidros está sempre atenta às normas do segmento e conta com estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes.

As duas unidades da A2 Vidros – Osasco (Grande São Paulo) e Limeira (interior paulista) – oferecem fácil acesso às demais cidades da Grande São Paulo, interior e principais rodovias do Brasil.

Para saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar