Close

18 de outubro de 2018

Envidraçamento de sacada: tendência que veio para ficar

A busca pelo envidraçamento de sacada tem aumentado nas grandes cidades. Por conta do desenvolvimento urbano, as moradias estão ficando cada vez menores, fazendo com que as varandas de apartamentos se tornem uma extensão da sala.

Mas não são apenas os apartamentos pequenos que apostam no envidraçamento de varandas. Os espaços de alto padrão também apostam nesses projetos para dar ainda mais sofisticação às suas amplas varandas.

O envidraçamento de sacada permite aproveitar melhor o espaço sem perder o contato com o cenário externo. Garante também uma sensação de amplitude e transforma este ambiente em uma área confortável de convivência moderna para receber os amigos, fazer churrascos e relaxar.

Um projeto como esse traz outra importante vantagem: a segurança, principalmente em casas e apartamentos onde há crianças pequenas e animais de estimação. Outro ponto positivo é a redução de ruído, pois o vidro minimiza a entrada do barulho externo.

A sacada fechada com vidro também proporciona maior praticidade no dia a dia, já que evita que rajadas de vento, chuva e poeira invadam e sujem os demais ambientes da casa.

A facilidade aparece ainda nos sistemas de abertura e fechamento dos vidros, que são simples e permitem a entrada do ar quando necessário.

 

Quais os melhores tipos de vidro para envidraçamento de sacada?

É importante ressaltar que não é permitido usar qualquer tipo de vidro para fechamento de varandas. Os indicados são o temperado e o laminado.

O vidro temperado é cinco vezes mais resistente a impactos do que o vidro comum, e ao quebrar, forma fragmentos bem pequenos e arredondados, diminuindo o risco de ferimentos. Para produzir o vidro temperado, utiliza-se a versão comum, que é levado à têmpera para ser aquecido a altíssimas temperaturas (600 graus em média) e rapidamente esfriado. Esse choque térmico dá a resistência que o modelo temperado exige.

O vidro laminado também é considerado um vidro de segurança. Para confeccioná-lo são utilizadas duas lâminas de vidro comum, unidas com a ajuda de uma película que pode ser EVA ou polivinil butiral (PVB). Um processo de aquecimento e pressão faz com que essas películas e o vidro se tornem uma peça única.

Ao ser quebrado, os cacos de vidro ficam presos na película, reduzindo de maneira considerável o risco de acidentes. Outros diferenciais são que o vidro laminado pode ser multilaminado (ou seja, ser composto por mais de duas lâminas), pode ser temperado além de laminado e receber películas coloridas, além de filtrar os raios uv e proteger móveis do desbotamento.

Os vidros com isolamento acústico e autolimpantes também são opções interessantes para projetos de envidraçamento de sacadas, mas eles precisam ser de segurança, ou seja, temperados, laminados ou ambos.

Sacada com Vidro

Cuidados a serem tomados no envidraçamento de sacada

O envidraçamento de sacada precisa oferecer a segurança necessária tanto para os moradores quanto para pedestres e veículos em geral. Portanto, é preciso levar em consideração a pressão dos ventos, que são capazes de quebrar ou derrubar os vidros.

A instalação e a especificação do envidraçamento da varanda precisam ser feitas de acordo com a norma ABNT NBR 16259, que trata de sistemas de envidraçamento de sacadas, requisitos e métodos de ensaio, publicada em 2014.

É preciso avaliar a pressão de vento exercida sobre o vidro e o sistema de envidraçamento como um todo, a qual varia para cada região do país e leva em consideração a altura do prédio e o número de pavimentos, bem como a resistência a impactos. A carga acrescida à edificação também precisa ser considerada.

Essas e outras avaliações ajudam a definir as especificações do projeto, entre elas o sistema de abertura e a espessura do vidro instalado.

Vale ressaltar que o perfil, a fixação e a ancoragem do sistema são extremamente importantes para o desempenho adequado do vidro e a segurança da sua instalação.

Se você vai desenvolver um projeto de envidraçamento de varanda e procura uma boa fornecedora de matéria-prima, a A2 Vidros possui têmpera de alta qualidade.

Com fornos próprios para temperar e laminar o vidro, atenta às normas do segmento e com estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes, a empresa oferece os vidros ideais para envidraçamento de sacadas, e para os demais ramos de construção civil, para arquitetura e decoração, mobiliário e produtos de isolamento térmico e acústico.

Somando décadas de experiência no mercado vidreiro, a A2 Vidros oferece ampla variedade, atendendo às mais diferentes situações e portes de empresas Certificada pelo Inmetro e pelas principais fabricantes de vidro, todos os vidros que saem das unidades da A2 Vidros passam por um rigoroso controle de qualidade.

As duas unidades da empresa – Osasco (Grande São Paulo) e Limeira (interior paulista) – oferecem fácil acesso fácil às demais cidades da Grande São Paulo, interior e principais rodovias do Brasil.

Para saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar