fbpx
Close

6 de dezembro de 2019

Conquistamos a certificação ISO. Mas, afinal, o que isso significa?!

Conheça um pouco da história das certificações ISO e por que são tão importantes.

A A2 Vidros conquistou recentemente a certificação ISO 9001:2015. E vários clientes já entenderam que isso significará melhoria na qualidade e no atendimento. O que a maioria não sabe, entretanto, é como isso acontece. É o que vamos tentar explicar aqui!

Vamos começar com uma breve história: Há alguns anos, se popularizou a busca das empresas por certificações ISO. A prática se tornou um atestado de qualidade de serviços e produtos muito valorizados no mercado mundial. Há aproximadamente 30 anos, qualidade, padrão e garantia eram palavras dadas por vendedores. Alguns cumpriam, outros não! Foi por isso que surgiram as normas e certificações, ou seja, para assegurar que o que a venda dizia era verdade, trazendo segurança ao consumidor.

No período de 30 anos para cá os contextos sociais e econômicos foram se tornando cada vez mais complexos. Padronizações começaram a ser vistas com otimismo para atender à gestão, equipe, padrões governamentais, lida com riscos, meio ambiente, entre muitos outros aspectos dos negócios. Antes, esses aspectos eram ignorados, pois a sociedade pouco se importava.

Hoje tudo mudou, temos normas que garantem até práticas de inovação, por exemplo, numa busca por disseminação de melhores práticas. É por conta dessa grande necessidade de evolução e padronização, que as certificações ISO são mais importantes e demandadas do que nunca.

Para uma empresa moderna e que quer estar bem no mercado, apresentar um produto inferior que não cumpre o mínimo desejável pelo cliente é algo impensável. E para evitar esse risco, é preciso elaborar e adotar procedimentos que garantem padronização dos procedimentos, rastreabilidade em casos de falhas e correções de problemas ou desvios do objetivo de qualidade proposto.

Também a gestão de pessoas mudou. Hoje, há uma intersecção entre trabalho humano e trabalho robótico, por exemplo, e essas relações precisam ser bem organizadas para que as produções estejam de acordo com o que produz melhor e evita falhas nos procedimentos.

Para finalizar, é preciso compreender mudanças e conquistar ideias inovadoras que garantam o crescimento das empresas. As normas ISO estão aí para garantir justamente que uma empresa lide da melhor forma com um mundo cheio de variáveis, garantindo seu futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa lista e comece a receber conteúdos exclusivos.

Voltar