fbpx
Close

23 de março de 2022

Como o vidro se encaixa na tendência das Tiny Houses?

Temperado Refletivo

Tiny House, localizada em Joanópolis, no interior de São Paulo, conta com a tecnologia do vidro de controle solar

As Tiny Houses, que já se tornaram uma tendência em diversos países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Unem design, praticidade, sustentabilidade e autossuficiência. Minimalistas, práticas e confortáveis, elas contam com o uso de tecnologia e materiais como o vidro para simplificar a integração com a natureza.

Casa Altar Prainha, em Joanópolis (SP), do empresário Facundo Guerra, é um dos projetos que vêm se destacando no mercado brasileiro por ter adotado o conceito da Tiny House. Um dos elementos que compõem o projeto são os vidros de controle solar ClimaGuard SunLightda Guardian Glass. Eles são responsáveis por contribuir para o consumo sustentável de energia, promover a integração dos ambientes interno e externo. Permitem também a contemplação da paisagem com todo o conforto que a tecnologia do vidro promove.

“O ClimaGuard Sunlight caiu como uma luva para o meu projeto. O Altar tem essa pretensão de ser um lugar que te desconecta das telas para te reconectar com a natureza. E com o produto da Guardian, a gente conseguiu usar fachadas da casa em vidro, possibilitando conforto térmico – o que não seria possível com um vidro temperado comum, dado o efeito estufa -, envolvendo o hóspede com a natureza que o projeto pretendia. O ClimaGuard SunLight é a melhor membrana possível entre o dentro, a arquitetura, e o fora, a natureza”, conta Facundo.

Foco na Autossuficiência

Para Viviane Sequetin, gerente de Marketing South America, projetos, como o da Casa Altar Prainha, desenvolvidos com foco na autossuficiência, que privilegiam a conexão com a natureza,  trazem menor impacto possível ao meio ambiente: “Não poderiam ter suas vedações externas com outra solução, que não os vidros de controle solar”.

Ela explica ainda que, as Tiny Houses, normalmente, são construções modulares, que possuem até 40 m². E, para criar um ambiente prático e confortável, os vidros tornam-se grandes aliados. Além de economizar energia – devido ao maior aproveitamento da luz natural -, eles permitem uma total integração de ambientes, maior amplitude da área interna. Principalmente, a integração com a natureza.

Clima Guard Sunlight

Este é um vidro de controle solar focado no segmento residencial, que bloqueia duas vezes mais calor que um vidro comum. Ele protege contra os raios UV e possui os baixos índices de reflexão. Por reunir diversas qualidades, destacadamente o bom desempenho no bloqueio de calor, a excelente transmissão luminosa e baixíssimas reflexões (interna e externa). Ele atende a uma demanda crescente por ambientes claros, iluminados, amplos ou que deem essa sensação de amplitude, aliado ao conforto térmico.

“Sua aplicação nesse projeto é uma demonstração não apenas dos benefícios da tecnologia dos vidros de controle solar, mas também de que os vidros são uma inspiração para construtores, arquitetos e consumidores que estão antenados com as tendências do novo morar”, explica Sequetin.

Refletivo que pode ser temperado

Importante destacar que vidros de controle solar podem ser temperados antes de serem aplicados em paredes e divisórias. Com isso ganham em resistência, pois tornam-se até cinco vezes mais resistentes que vidros comuns. Entretanto, para que vidros de controle solar sejam temperados de forma adequada é preciso que a têmpera responsável por essa transformação seja certificada pela fabricante. Esse é o caso da A2 Vidros, que possui tal certificação para poder fazer essa transformação em vários tipos de vidros refletivos de controle ou proteção solar.

Casa Altar Prainha

A casa Altar Prainha é uma Tiny House, localizada Joanópolis, no Estado de São Paulo. Foi concebida pelo empresário Facundo Guerra, que tem como proposta um projeto sustentável, autossuficiente e que cause o menor impacto possível ao meio ambiente. Ela conta ainda com sistema de energia solar, tratamento próprio de resíduos e foi construída com madeira de reflorestamento para reduzir seu impacto no meio ambiente.

Leia também: Estamos no Ano Internacional do Vidro. Saiba o porquê!

Sobre a A2 Vidros

A A2 Vidros é uma uma das empresas com maior variedade de vidros decorativos ou com características especiais e diferenciadas de desempenho do mercado. E, para garantir um atendimento especializado, sua equipe está treinada e capacitada a atender aos arquitetos, designers, empresários industriais que utilizam vidros em seus processos e também a profissionais do vidro.

Contato

Para saber mais sobre a empresa e sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

 

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa lista e comece a receber conteúdos exclusivos.

Voltar
Open chat
Precisa de ajuda?