fbpx
Close

20 de maio de 2022

Casa Cor Rio de Janeiro aponta tendências

Arquitetos apresentam projetos que evidenciam a versatilidade de aplicações dos porcelanatos e vidros em áreas externas no evento de 2022

Os porcelanatos em grandes formatos e os vidros e espelhos que aproveitam a iluminação natural já conquistaram arquitetos, engenheiros e profissionais de decoração. Seja pelo resultado que eles causam na aparência do ambiente, pela versatilidade de aplicações e possibilidades ou pela praticidade no dia a dia, tais produtos chegaram cheios de vantagens e não pretendem sair do radar do segmento. Neste ano de 2022, a Casa Cor Rio de Janeiro, veio recheada de projetos com essas soluções, especialmente em áreas externas.

Em meio à natureza exuberante do icônico casarão do Instituto Brando Barbosa, palacete cercado por um jardim de 12 mil m² de Mata Atlântica, o evento traz opções incríveis do grande formato revestindo a parte de fora dos ambientes.

A utilização de grandes peças de porcelanato aliado à utilização de vidros, na Casa Cor Rio de Janeiro, cria um ar contemporâneo, moderno e sofisticado. As peças ainda proporcionam uma sensação de amplitude, com maior aproveitamento da luz natural, design atemporal e inspirações em pedras naturais, cimentos, madeira e mármore.

Os produtos também possibilitam um resultado sem emendas, mais durável e com praticidade na hora da limpeza e manutenção, além de maior resistência, ideal para espaços de grande circulação.

Este ano, cinco projetos da mostra Casa Cor Rio de Janeiro destacaram essa tendência.

Na Home Bazzar, loja criada pela arquiteta Fernanda Medeiros, a coleção Venezia foi aplicada no piso do jardim urbano na entrada, bem como na parte interna do ambiente. A profissional optou pelas duas possibilidades do produto, sendo a versão natural dentro da loja e com antiderrapante na parte externa, ampliando a segurança de quem transita pelo espaço e dando sensação de amplitude e unidade visual para o projeto como um todo. Espelhos e grandes peças de vidro compõem o projeto.

O arquiteto Vitor Niskier optou pela coleção Tavola no piso da área de leitura externa de sua livraria. Com teto de vidro laminado e piso inspirado nas sofisticadas mesas de madeira, os produtos despertam a sensação de aconchego. Cores quentes, que reproduzem os tons, poucos nós, e movimentos dos veios da madeira artificial do piso deixam o ambiente mais aconchegante.

No Pavilhão Modernista instalado na Casa Cor Rio de Janeiro, assinado por Mario Santos Netos, a Portinari entra com a coleção Tivoli, inspirada em um calcário extraído da Eslovênia, de cor cinza claro com numerosos fósseis. Aqui, os produtos também foram explorados de diferentes formas. Para proporcionar uma iluminação zenital ao ambiente foram usadas claraboias de vidro ao fundo. A versão antiderrapante foi aplicada na rampa de acesso da entrada e a versão tradicional se estendeu por todo o piso do ambiente.

Outro exemplo de aproveitamento de grandes peças cerâmicas associadas ao uso de vidros é o projeto do arquiteto João Panaggio, que traz esse conceito por meio da aplicação do porcelanato Gales, com acabamento hard, no piso de entrada do Estúdio. Os produtos, que imitam pedras naturais, foram inspirados na região montanhosa do país de Gales. Totalmente cercado pelo verde da Mata Atlântica, em uma área onde é possível ver tucanos voando entre as árvores, o projeto criado pelo jovem arquiteto figura como o maior espaço da mostra e utiliza espelhos em muros externos, além de uma claraboia de vidro sobre a cama do quarto de casal.

O arquiteto Jorge Emilio Delmas optou pela coleção Peroba no piso de seu Estúdio Externo, que utiliza grandes portas de vidro para integração do ambiente com seu entorno. Outra versão inspirada na madeira, os porcelanatos trazem conforto e aconchego, com muito estilo.

A CASACOR Rio de Janeiro pode ser visitada até o dia 26 de junho de 2022.

 

 

                           

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa lista e comece a receber conteúdos exclusivos.

Voltar
Open chat
Precisa de ajuda?