fbpx
Close

7 de junho de 2021

Brasil é o 5º país do mundo com maior número de certificações de edifícios sustentáveis

Brasil é o 5º país do mundo com maior número de certificações de edifícios sustentáveis

Gestão de recursos naturais e tecnologias que se conectam com a natureza se tornou tendência e estão mais presentes nas casas dos brasileiros

Não é de hoje que o tema sustentabilidade aparece em alta no mercado da construção civil. As mudanças de padrões, aliadas a um público mais exigente e informado, vem transformando o setor e promovendo uma melhora construtiva na busca por práticas e ações que aproveitam melhor os recursos naturais e preservam o ecossistema.

Dados de 2020 do United States Green Building Council (USGBC), criador do sistema LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, em português) de classificação de edifícios sustentáveis, afirmam que o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial de sustentabilidade, do qual fazem parte 180 países. Atualmente o Brasil possui mais de 1.500 construções sustentáveis, sendo que 641 são certificadas e 50 milhões de metros quadrados ainda buscam a certificação Green Building Council Brasil.

Segundo Raul Penteado, Presidente do Green Bouilding Council Brasil, “o valor total de vendas das unidades familiares em edificações registradas ou certificadas GBC Casa & Condomínio somavam 4 bilhões em 2020.” Esses empreendimentos aliam desenvolvimento econômico com a redução média de 25% em energia, 40% a 60% em água, desviam mais de 80% dos resíduos de aterros sanitários e impactam positivamente a saúde e o bem-estar das pessoas.

Em alguns estados norte americanos já é lei certificar prédios públicos e no Brasil isso está se tornando um padrão de mercado. Assim como os selos que encontramos em equipamentos eletroeletrônicos, a certificação de edifícios sustentáveis torna-se, cada vez mais, um requisito obrigatório para o comprador”, explica.

Mas, o que tudo isso tem a ver com o vidro? Acontece que o vidro, especialmente os vidros de controle solar, são produtos altamente ecológicos, cuja utilização de forma planejada contribui para reduzir o consumo de energia. Vidros de controle solar, por exemplo, aproveitam melhor a luz natural, reduzem o dimensionamento e o consumo em aparelhos de ar-condicionado e, além de tudo, mantêm sua boa aparência e desempenho como revestimento de fachadas por várias décadas, sem exigir manutenções, reparos ou substituições como outro materiais de revestimento.

Leia também: De olho nas tendências para 2021 na área de vidros

Sobre a A2Vidros

Processamos e distribuímos vidros de alta qualidade, possuímos fornos próprios para temperar e laminar o vidro, sempre atentos às normas do segmento e com estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes. Certificados pelo Inmetro, todos os vidros que saem de nossas duas unidades passam por um rigoroso controle de qualidade.

Os profissionais ligados ao vidro podem ainda contar com o apoio da equipe da A2Vidros que está apta e capacitada a indicar o vidro mis adequado em termos de resistência, espessura e desempenho para seu projeto, sempre conforme as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para saber mais sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa lista e comece a receber conteúdos exclusivos.

Voltar