fbpx
Close

13 de setembro de 2018

Box para banheiro: como escolher o vidro ideal

box de vidro moderno

O box para banheiro se tornou essencial em qualquer residência. Mais do que evitar que o banheiro fique todo molhado ao ligar o chuveiro, este elemento virou peça-chave na decoração e deixa o ambiente mais bonito.

Muito utilizadas no passado, as placas de acrílico, que perdem a qualidade com o tempo, ou as cortinas de plástico, que mofam rapidamente, deram lugar ao box de vidro, material que nunca sai de moda e se reinventa a todo momento.

Ao optar por um box para banheiro de vidro, é importante escolher o material correto, para não oferecer riscos à segurança da sua família.

Qual vidro escolher no box para banheiro?

O vidro comum, ao contrário do que muita gente pensa, não é indicado em box para banheiro. Além de ser mais fino e frágil, quebra-se com mais facilidade e cria cacos pontiagudos altamente cortantes, colocando em risco a segurança de todos.

O tipo de vidro recomendado para ser utilizado em box para banheiro é o vidro temperado. Isso porque ele é cinco vezes mais resistente do que o comum, suporta altas temperaturas e, ao ser quebrado, ele se estilhaça em pequenos pedaços pouco cortantes, reduzindo riscos de acidentes graves.

Uma alternativa que aumenta a segurança dos vidros temperados usados no box para banheiro é a colocação de películas. Neste caso, o vidro vira uma espécie de sanduíche e, quando quebrado, os cacos não se espalham, mas ficam presos dentro da película.

Tipos de acabamento de box para banheiro

Box para Banheiro

Além do vidro temperado, ao instalar o box para banheiro é necessário definir o tipo de material que será usado na estrutura, ou seja, na parte que vai sustentar as portas de vidro e o acabamento, que são as peças responsáveis pela abertura e fechamento.

Geralmente, o material mais utilizado é o alumínio, por ser mais barato e não enferrujar. Porém há outra opção que vem disputando espaço no mercado por conta de sua estética: o aço inox.

A escolha de um desses materiais vai depender do gosto do morador e do orçamento disponível.

Já os trilhos e puxadores do box para banheiro geralmente são confeccionados para vidros de 8 mm, medida mais utilizada pelos especialistas.

Quando a espessura for menor, é importante analisar a necessidade de preenchimento nas canaletas, para que o vidro não fique solto e nem sofra altos impactos na hora de deslizar. Uma medida acima de 8 mm é usada apenas em box diferenciados e especiais.

Box para banheiro: dicas de estética

Por ser uma peça funcional, mas também decorativa, o box para banheiro não precisa ser sempre incolor. Dependendo da cor do banheiro e da decoração, é possível fugir do tradicional e deixar essa área mais diferenciada.

Hoje, temos disponível no mercado vidro temperado nas cores verde, fumê e bronze, por exemplo. Há ainda as versões serigrafadas, opacas e impressas.

Caso o morador ou o decorador queira personalizar ainda mais o box, é possível colar adesivos, desde que seja na parte externa do vidro temperado, para que o vapor e a umidade não comprometam a qualidade da aderência.

O formato também pode variar, dependendo da localização do chuveiro e da área que o box ocupará.

As portas de correr, por exemplo, ocupam menos espaço, mas precisam de trilhos em cima e embaixo.

Já as portas que se abrem para dentro ou para fora também são boas opções, mas precisa haver espaço para abertura total da porta e passagem da pessoa com tranquilidade e segurança.

O vidro temperado também pode ser instalado sem portas, apenas compondo uma divisória, desde que o chuveiro seja instalado no canto contrário à abertura, de forma que as funções do box de não molhar o piso do banheiro e reter a água do chuveiro sejam mantidas.

Caso haja uma janela dentro do box, é possível instalar o vidro temperado do chão ao teto. Desta forma haverá a correta circulação de ar.

Agora que você já sabe qual o vidro ideal para box de banheiro, consulte-nos sobre a qualidade dos materiais que a A2 Vidros oferece ao mercado de vidraçaria.

Somando décadas de experiência no mercado vidreiro, a A2 Vidros possui forno próprio para temperar o vidro e estrutura para desenvolver produtos em grandes volumes.

Com duas unidades, Osasco (Grande São Paulo) e Limeira (interior paulista), a A2 Vidros possui fácil acesso fácil às principais rodovias e atende a todo o Brasil.

Para saber mais sobre as soluções da A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato ou entre em contato pelos telefones (11) 3682-2529 ou (19) 4042-5010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar