Close

5 de junho de 2019

A relação do vidro com o Dia Mundial do Meio Ambiente

VIdro reciclável

Material é 100% reciclável e ajuda a economizar energia. Saiba como!

O principal objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente, criado em 1972, é chamar a atenção de todos para a importância da preservação dos recursos naturais. E nada mais adequado nesta data que indicar o vidro em substituição a outros materiais. Entenda os motivos neste artigo.

4 motivos que relacionam o vidro ao Dia Mundial do Meio Ambiente

1 – O vidro é 100% reciclável.

Segundo a Associação das Indústrias de Vidro (Abividro), o processo de reciclagem do material garante total aproveitamento do mesmo e, ao mesmo tempo, representa grande economia, tanto de matéria prima e energia, como de espaço nos aterros sanitários e contribui para a redução da emissão de gases.

2 – O vidro adequado contribui para redução no dimensionamento do sistema de ar-condicionado

Em imóveis comerciais ou residenciais que utilizam sistemas de ar-condicionado é feita a previsão da capacidade que permitirá o conforto térmico dos usuários. Essa quantidade de energia necessária é medida em British Thermal Unit, ou BTU, que é a expressão em inglês que significa Unidade Térmica Britânica. No cálculo básico, quanto maior o espaço a ser refrigerado, maior a quantidade de BTUs. Porém, cálculos mais precisos preveem que a utilização de vidros de controle solar, e também vidros insulados, podem reduzir essa necessidade. O resultado é o menor dimensionamento do ar-condicionado e, consequentemente, menor consumo de energia elétrica.

3 – Vidro adequado aproveita a luminosidade natural

O aproveitamento da luminosidade natural através dos vários níveis de transparência dos vidros existentes no mercado ajuda a economizar energia elétrica. Além disso, estudos revelam que, em ambiente de trabalho onde a luminosidade é adequada, a produtividade é maior.

4 – O vidro se mantém como novo por décadas

Uma grande vantagem do vidro sobre outros materiais de revestimento de fachadas é que ele se mantém em estado de novo por muitas décadas. Essa característica representa grande economia de recursos naturais, pois não exige pintura, aplicação de proteção química e também não exige substituições periódicas, com descarte dos materiais anteriores. 

Por que 5 de junho?

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972 em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho de cada ano.

Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar