A importância da iluminação natural e os vidros solares

A importância da iluminação natural e os vidros solares.

Já foi comprovado que a iluminação natural é componente necessário para uma vida mais saudável. Entretanto, para que esse componente seja bem aproveitado, é necessário que seu uso seja realizado de maneira correta e segura, se dando através de vidros solares, presentes nos principais ambientes frequentados no dia a dia.

A iluminação natural é componente indispensável para a saúde dos seres humanos. Pesquisas mostram que ela auxilia a manter um regime de sono saudável, evita a depressão e causa estímulo ao sistema imunológico, além do benefício de diminuir o uso de energia elétrica.

Nos dias atuais é normal que grande parte das pessoas gastem a maior parte do seu dia dentro de casa, escritórios, escolas ou faculdades. Com isso, é importante que todos esses espaços estejam bem servidos de luz natural, proporcionando um ambiente interno mais saudável e ampliando a sua produtividade em qualquer espaço em que esteja.
Para que um ambiente bem iluminado seja criado é importante que seu projeto tenha boas estratégias, onde busque alcançar aberturas destinadas ao uso da iluminação natural que alcancem os interiores dos espaços, de maneira que evite ou minimize a insolação e o ofuscamento.

– Desempenho lumínico: o que é?

O desempenho lumínico se dá pela radiação solar. A radiação solar é composta por três tipos, sendo: raios ultravioletas, radiação visível e a radiação infravermelho.

No entanto, para uma boa estratégia de iluminação de um projeto, o principal tipo de radiação solar levada em consideração é a chamada “radiação visível” – uma energia em forma de ondas eletromagnéticas que estimulam o sistema humano (olho e cérebro), resultando em uma sensação visual.

Quando um fluxo luminoso atinge uma superfície de vidro, uma parcela de sua luminosidade é transmitida através do vidro, outra é absorvida e outra refletida. Por isso, é de suma importância que o projeto seja bem elaborado, visando o adequado planejamento das superfícies envidraçadas, ou seja, deve-se levar em consideração sua posição, dimensão, elementos de proteção e seu nível de transmissão luminosa para que se tenha o melhor aproveitamento da luz natural.

– Sobre a transmissão luminosa

Para que o controle de luz de uma edificação esteja dentro das exigências corretas, é necessário que a localização do edifício seja levada em consideração. Isto porque os objetivos de transmissão de luz variam de acordo a localização de cada local.

Isto é, quando o local conta com a alta incidência de radiação solar a transmissão de luz deve ser limitada. Agora, quando o local conta com menor intensidade de luz do sol, o objetivo se torna aproveitar ao máximo toda a luz natural possível.

Para que todas as exigências necessárias sejam atendidas, existem tipos de vidro que buscam atendê-las e proporcionam o maior aproveitamento de transmissão visível, sendo desde percentuais baixos até 90% de transmissão.

Ainda, é possível que o nível de transmissão luminosa seja combinado em diferentes níveis de fator solar, dependendo sempre do tipo de vidro utilizado e seus revestimentos de controle solar, sendo possível a composições com muita transparência e pouca transmissão de calor, e vice-versa.

Assim, a quantidade de luz disponível dentro do ambiente dependerá da quantidade da transmissão de luz através do vidro, ou seja, quanto maior a transmissão de luz através do vidro, maior a quantidade de luz dentro do ambiente.

No entanto, vidros de controle solar podem não ser suficientes para uma proteção completa contra a radiação solar ou excesso de luz, dependendo da condição ambiental do local ou do projeto, sendo necessárias proteções solares externas ou internas como uma garantia a mais.

Para que um vidro seja denominado incolor, é preciso seguir uma tabela estabelecida pela norma NBR NM 294, conforme disponibilizado abaixo:

Os vidros coloridos (verde, cinza e bronze) podem promover, por si só, mais redução em sua transmissão de calor do que o vidro incolor comum. Porém, seu melhor aproveitamento dependerá da orientação solar do ambiente.

– Luz natural e seu conforto visual

Para que a luz natural seja aproveitada da melhor maneira possível, é importante que algumas questões sejam observadas ao se elaborar um projeto, como garantir que o ambiente tenha acesso ao exterior por meio de janelas em todas as áreas de convívio, por exemplo.

Um ambiente bem iluminado deverá sempre contar com uma de suas características principais: o ofuscamento. Trata-se da diferença de contrastes dentro do campo visual das pessoas, podendo ser provocado pelo excesso da luz vindo de uma fonte direta, como uma janela, ou por uma fonte indireta, como uma superfície espelhada muito clara.

O projeto de uma edificação com um bom aproveitamento de luz não é simples de se elaborar, para que se torne mais fácil de conseguir bons resultados, é orientado que algumas orientações sejam seguidas, como:
– A distribuição uniforme da luz, evitando áreas com grandes contrastes no campo de visão, evitando ofuscamento;
– Posicionamento de estações de trabalho paralelas às janelas, evitando o ofuscamento direto;
– Locais que evitem a luz solar direta em áreas de trabalho.

Vidro de controle solar

O vidro de controle solar pode oferecer melhor aproveitamento em sua transmissão luminosa, trazendo conforto visual e iluminação natural para os ambientes que estiver presente barrando parte do calor. Entretanto, a escolha certa de qual a melhor opção de vidro solar a ser utilizada, dependerá sempre do clima do ambiente e das características de seu projeto para garantir a melhor iluminação natural possível.

Por exemplo, para os climas presentes no Brasil, o vidro solar ideal seria aquele que permite maior passagem de luz, com o menor ganho de calor. Porém, se o ambiente já possui uma grande área envidraçada, é possível optar por vidros de controle solar com a transmissão luminosa mais baixa.

Sobre a A2 Vidros

A A2 Vidros é uma das empresas com maior variedade de vidros decorativos ou com características especiais e diferenciadas de desempenho do mercado, atendendo a indústrias de diversos segmentos em suas necessidades em vidros especiais.

Para garantir um atendimento especializado, sua equipe está treinada e capacitada a atender aos industriais, arquitetos, designers, empresários industriais que utilizam vidros em seus processos e também a outros profissionais do vidro.

Contato

:

Para saber mais sobre a empresa e sobre os produtos oferecidos pela A2 Vidros, preencha nosso formulário de contato.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Novidades A2

Image hover effect image

Cortes e
Estocagem

Image hover effect image

Têmpera e
Controle de qualidade

Image hover effect image

Pré
Processamento

Atendimento

Nossa equipe, muito experiente, a A2 Vidros está apta a lhe indicar o vidro adequado em termos de resistência e desempenho a cada tipo de projeto, baseados em normas técnicas. Bem como no atendimento a projetos mediante laudos de consultorias. Teremos prazer em lhe atender de forma completa, da primeira ligação até a entrega final do produto.

Precisa de ajuda?